23 C
Juruá
sábado, abril 27, 2024

Aproximação de Cel Ulysess (PSL) à Socorro Neri (PSB) é resultado da política desastrada de Major Rocha (PSL)

Por

- Publicidade -

É bastante curiosa essa declaração de apoio do Coronel Ulysses (PSL) à candidatura de Socorro Neri (PSB) em Rio Branco.

Os adversários da atual prefeita que apoiam a única candidatura à sua esquerda, Daniel Zen (PT) se apressam em aproveitar para colar nela o rótulo de ‘bolsonarista’ por conta desse apoio.

Faz todo sentido na lógica da eleição, que o PT, isolado na capital, tente com isso buscar o voto mais progressista que tende a caminhar com Socorro Neri.

Mas em verdade, quem se movimentou em direção à Socorro Neri foi o Coronel Ulysses e não o contrário.

O recorte puramente ideológico esquerda x direita fracassa em explicar as movimentações políticas no Acre.

No caso de Cel Ulysses, a aproximação com Socorro Neri é um ato de rebeldia contra Major Rocha que havia ‘forçado’ o apoio do PSL a Minoru Kimpara, do PSDB.

Major Rocha pode facilmente ganhar a disputa de ser o pior articulador político da história do Acre. Pelo PSDB, adiantou-se ao governador Gladson Cameli articulando candidaturas municipais que supostamente estariam à direita do governador. Minoru Kimpara, ex-PT, ex-REDE, ex-PSL e atualmente PSDB foi a principal dessas candidaturas montadas por Rocha, com o objetivo de se contrapor a Gladson e construir uma base para que em 2022 viesse a disputar o governo.

A candidatura de Fagner e Luís Cunha é outro desses desastres de Rocha. Jogou um nome limpo e promissor do PSDB no lodaçal dos Sales. Quem perde é a política de Cruzeiro do Sul.

Ao mesmo tempo a ‘articulação’ de Rocha praticamente inviabilizou a disputa por Adônis Souza (PSL) que ora vejam só, tem mais chances que a ‘super chapa’ criada por Rocha.

Nem mesmo uma eventual vitória de Minoru na capital reverteria o desastre causado por Rocha em dois partidos, o PSDB e o PSL. Isso porque Gladson está fora do Progressistas e tem convite para o PSDB. Na verdade, Minoru é tão volúvel que Gladson nem precisaria ir para o PSDB para trazer Minoru para o seu lado.

Essa noção de direita e esquerda não funciona para explicar a realidade política do estado.

O que existe de verdade hoje no estado é uma disputa entre as chapas apoiadas por Gladson e as chapas apoiadas por Rocha.

- Publicidade -
Copiar