23.4 C
Juruá
terça-feira, abril 23, 2024

Governo faz georreferenciamento das pontes em ramais da Transacreana e zona rural de Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Visando o direito dos agricultores que utilizam os ramais para locomoção e escoamento da produção agrícola , o governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), deu início esta semana a um estudo de georreferenciamento nas regiões da Rodovia Transacreana e na zona rural de Cruzeiro do Sul.

Georreferenciamento é um processo que permite determinar a exata posição geográfica de um imóvel rural e sua área por meio de um mapeamento que referencia os vértices de seu perímetro ao sistema geodésico brasileiro.

De acordo com Bento Araújo Sousa, chefe do Núcleo de Topografia do Deracre, o objetivo é realizar um levantamento informativo sobre a extensão de cada ramal. O gestor relata que o estudo vai ajudar o Deracre a implantar um sistema tecnológico que arregimenta informações colhidas in loco, para fins de dotar o órgão de capacidades sobre as condições em que se encontram cada ponte.

O profissional destacou ainda que no trabalho foram levantadas as imagens fotográficas de todas as pontes, com as coordenadas UTMs (sistema de localização terrestre baseado em coordenadas), abrangendo latitude e longitude com suas reais coordenadas geográficas, e que o programa vai brevemente estar disponível no Google Earth e no Arcgis.

- Publicidade -
Copiar