Início / Versão completa
Mais Notícias

No AC, quase 800 contribuintes que caíram na malha fina vão receber cartas da Receita para regularizar declaração

Por Redação Juruá em Tempo. 29/10/2020 14:13
Publicidade

A Receita Federal informou que começa a enviar nesta quinta-feira (29) cartas a 797 contribuintes do Acre que estão na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, ano-base 2019.

Publicidade

Essas declarações, de acordo com o órgão, apresentam inconsistências e, por isso, há indícios de irregularidades. De acordo com a Receita, 2,6 mil declarações ficaram retidas na malha fina durante a declaração deste ano, porém, as cartas só vão ser enviadas aos contribuintes que podem se autorregularizar, isto é, aqueles que não foram intimados nem notificados.

As cartas vão ser enviadas entre o dia 29 de outubro a 1º de novembro, para que os próprios contribuintes possam fazer a autoregularização, ou seja, não é necessário comparecer à Receita.

Além disso, o órgão informou que essa notificação é feita para aqueles contribuintes que possuem casos em que as informações constantes nos sistemas do órgão apresentam divergências que podem ser sanadas com a retificação do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) anteriormente apresentada. O objetivo da notificação é estimular os contribuintes a verificarem o processamento de suas declarações.

Publicidade

Na região fiscal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, 13.870 contribuintes vão receber as cartas informando que as declarações estão retidas na malha fina.

Caso o contribuinte não faça a regularização, ele pode ser intimado formalmente para comprovar as divergências e, caso seja intimado, não é mais possível fazer correção na declaração. A autorregularização pode evitar autuação fiscal e multas de ofício.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.