Rio Branco, Acre, 18 de janeiro de 2021

Crise aérea: ANAC suspende por seis meses os voos para Marechal Thaumaturgo e Porto Walter

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Como se já não bastassem os constantes cancelamos de voos entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco pela empresa Gol Linhas Aéreas, estão agora também suspensas as operações aéreas para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

A medida acautelatória expedida no último dia 26 pela ANAC proíbe as operações de pousos e decolagens nos dois aeródromos.
A medida cautelar da ANAC responde a um processo aberto pelo MP em novembro de 2019, quando realizou vistoria nos dois aeródromos e constatou diversas irregularidades, a maioria das quais, com implicações à segurança das operações.
O relatório técnico chegou às mesmas conclusões a respeito de ambos os aeródromos: não oferecem barreiras à entrada de pessoas e animais, péssimas condições de trafegabilidade trazendo risco a integridade de passageiros e pilotos, e uma completa lacuna a respeito de quem seriam os responsáveis legais e operacionais pelos aeródromos.

Segundo o relatório, embora moradores e funcionários assumam que ambas as pistas sejam de responsabilidade do Governo do Estado, no cadastro da ANAC consta como privado, sem o nome do responsável.
A proibição da ANAC abre exceção somente para operações de emergência médica, mediante a autorização do proprietário do aeródromo. Contudo, como não há informações de quem seria o proprietário, até mesmo tais operações de emergência podem sofrer algum tipo de interdição.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.