28 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Batalhão de Selva presta apoio a comunidades indígenas no Alto Rio Juruá

Por

- Publicidade -

Na primeira quinzena de novembro, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, por intermédio do Comando de Fronteira Juruá, desencadeou a Operação Juruá, uma ação interministerial de apoio às comunidades indígenas do Alto Rio Juruá.

A atividade foi promovida pelo Ministério da Defesa e pelo Ministério da Saúde como parte das atividades da Operação Covid-19, em coordenação com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá (DSEI-ARJ).

A operação consistiu em uma coordenação logística direcionada à assistência social das comunidades indígenas do Acre. No apoio por meio aéreo, foram empregadas quatro aeronaves, sendo duas de asa fixa (C-105 e C-99) e mais duas de asa rotativa (Jaguar e Black Hawk).

Por meio terrestre, houve o emprego de dez viaturas de pequeno, médio e grande porte. O efetivo envolvido na operação foi de cerca de 120 militares do 61º BIS. Houve, ainda, a participação de agentes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que realizaram atendimento nas comunidades indígenas inseridas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Mâncio Lima.

Atendendo à demanda dos Ministérios da Defesa e da Saúde, o 61º BIS montou e operacionalizou duas bases de apoio logístico, uma no pólo de Feijó e outra no pólo em Cruzeiro do Sul. A primeira atendeu as comunidades indígenas nos municípios de Tarauacá, Jordão e Feijó, e a segunda, as comunidades indígenas situadas em Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima.

Nos dez dias em que ocorreu a Operação Juruá, os números de atendimentos e procedimentos médicos foram 23.537, 52 testes para covid-19 e 5.331 medicamentos distribuídos às comunidades indígenas.

No campo médico, a ação contou com o apoio de 30 profissionais de saúde, dos quais 14 militares eram do Exército, 11 da Força Aérea e cinco da Marinha do Brasil. As comunidades indígenas foram assistidas nas especialidades médicas de ginecologia, endocrinologia, pediatria, gastroenterologia, odontologia, enfermagem, veterinária e radiologia.

- Publicidade -
Copiar