Rio Branco, Acre, 24 de janeiro de 2021

Com mais de 60% dos votos Bocalom é eleito prefeito de Rio Branco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O candidato do Partido Progressista a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foi eleito prefeito na eleição de segundo turno realizada neste domingo (29).

Bocalom derrotou a candidata do PSB, Socorro Neri, que é atual prefeita de Rio Branco e contou com apoio do governador Gladson Cameli.

No primeiro turno das eleições a aliança que elegeu Bocalom foi formada por PP e PSD de onde veio sua vice, Marfisa Galvão. Marfisa é esposa do senador Sérgio Petecão, um dos principais entusiastas da campanha de Bocalom.

No segundo turno o candidato progressista contou com o apoio do MDB, PSDB, PSL, entre outras siglas.

Quem é o professor Tião Bocalom?

Bocalom é natural do Paraná. É casado com dona Bete Bocalom. Perdeu um filho de 12 anos de idade, mas foi abençoado com 3 netas, de sua filha Luciana Bocalom e seu genro Josivan. Foi prefeito do município de Acrelândia por três vezes, a única cidade projetada do Acre, e foi também Secretário de Agricultura do Estado em 1999/2000.

Durante sua gestão recebeu diversos prêmios, dentre eles o de “Prefeito Empreendedor” pelo Sebrae, e ainda, foi classificado entre os 20 melhores do Brasil com o Prêmio “Melhores Práticas”, promovido pela CAIXA e ONU.

Entre suas principais realizações, enquanto prefeito, Bocalom implantou o primeiro distrito industrial do interior do Acre e conseguiu posicionar Acrelândia no topo do ranking de empregos gerados no Estado, entre o período de 2001 a 2005, com crescimento de aproximadamente 174% enquanto Rio Branco atingiu, no mesmo período, apenas 12% (Firjan). Conseguiu ainda, posicionar o município como o maior produtor de café, banana e leite.

Na área da Educação, foi o pioneiro na Amazônia, em transporte escolar gratuito e escola centralizada (escola nucleada).

Informações Folha do Acre

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.