24.6 C
Juruá
terça-feira, abril 16, 2024

Com mais de 60% dos votos Bocalom é eleito prefeito de Rio Branco

Por

- Publicidade -

O candidato do Partido Progressista a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, foi eleito prefeito na eleição de segundo turno realizada neste domingo (29).

Bocalom derrotou a candidata do PSB, Socorro Neri, que é atual prefeita de Rio Branco e contou com apoio do governador Gladson Cameli.

No primeiro turno das eleições a aliança que elegeu Bocalom foi formada por PP e PSD de onde veio sua vice, Marfisa Galvão. Marfisa é esposa do senador Sérgio Petecão, um dos principais entusiastas da campanha de Bocalom.

No segundo turno o candidato progressista contou com o apoio do MDB, PSDB, PSL, entre outras siglas.

Quem é o professor Tião Bocalom?

Bocalom é natural do Paraná. É casado com dona Bete Bocalom. Perdeu um filho de 12 anos de idade, mas foi abençoado com 3 netas, de sua filha Luciana Bocalom e seu genro Josivan. Foi prefeito do município de Acrelândia por três vezes, a única cidade projetada do Acre, e foi também Secretário de Agricultura do Estado em 1999/2000.

Durante sua gestão recebeu diversos prêmios, dentre eles o de “Prefeito Empreendedor” pelo Sebrae, e ainda, foi classificado entre os 20 melhores do Brasil com o Prêmio “Melhores Práticas”, promovido pela CAIXA e ONU.

Entre suas principais realizações, enquanto prefeito, Bocalom implantou o primeiro distrito industrial do interior do Acre e conseguiu posicionar Acrelândia no topo do ranking de empregos gerados no Estado, entre o período de 2001 a 2005, com crescimento de aproximadamente 174% enquanto Rio Branco atingiu, no mesmo período, apenas 12% (Firjan). Conseguiu ainda, posicionar o município como o maior produtor de café, banana e leite.

Na área da Educação, foi o pioneiro na Amazônia, em transporte escolar gratuito e escola centralizada (escola nucleada).

Informações Folha do Acre

- Publicidade -
Copiar