23.5 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Crise aérea: ANAC suspende por seis meses os voos para Marechal Thaumaturgo e Porto Walter

Por

- Publicidade -

Como se já não bastassem os constantes cancelamos de voos entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco pela empresa Gol Linhas Aéreas, estão agora também suspensas as operações aéreas para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

A medida acautelatória expedida no último dia 26 pela ANAC proíbe as operações de pousos e decolagens nos dois aeródromos.
A medida cautelar da ANAC responde a um processo aberto pelo MP em novembro de 2019, quando realizou vistoria nos dois aeródromos e constatou diversas irregularidades, a maioria das quais, com implicações à segurança das operações.
O relatório técnico chegou às mesmas conclusões a respeito de ambos os aeródromos: não oferecem barreiras à entrada de pessoas e animais, péssimas condições de trafegabilidade trazendo risco a integridade de passageiros e pilotos, e uma completa lacuna a respeito de quem seriam os responsáveis legais e operacionais pelos aeródromos.

Segundo o relatório, embora moradores e funcionários assumam que ambas as pistas sejam de responsabilidade do Governo do Estado, no cadastro da ANAC consta como privado, sem o nome do responsável.
A proibição da ANAC abre exceção somente para operações de emergência médica, mediante a autorização do proprietário do aeródromo. Contudo, como não há informações de quem seria o proprietário, até mesmo tais operações de emergência podem sofrer algum tipo de interdição.

- Publicidade -
Copiar