Ícone do site O Juruá Em Tempo

Doutores do bem: profissionais criam importante projeto que conecta gerações

O que é? – Um projeto de extensão da Universidade Federal do Acre que tem o objetivo de aproximar as pessoas idosas que moram em abrigos no Acre das gerações mais jovens. Ou seja, estimular a relação intergeracional.

Quem? – É desenvolvido pelo Grupo de Estudos da População Idosa do Acre (EPOPI/AC), sob a coordenação da Profa. Dra. Polyana Bezerra e em parceria com o Promotor de Justiça Júlio César de Medeiros da Promotoria de Defesa do Direitos do Idoso e de Pessoas com Deficiência Física do Ministério Público do Acre.

Quando? – O projeto está em vigor e terá suas atividades finalizadas em dezembro, próximo ao Natal.

Como? – O Projeto Natal EPOPI – MusicalIDADE & Lições de Natal: promovendo a solidariedade intergeracional – utiliza da rede social, o Instagram @NatalEPOPI, com a finalidade de publicidade das ações e engajamento da comunidade civil.

Fotos de idosos que moram nas Instituições do Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Cruzeiro do Sul e de Rio Branco, serão divulgadas no Instagram do projeto com a ilustração de conselhos de vida para as gerações mais jovens, e como forma de retribuição, o projeto prevê o eixo de “Musicoterapia”, o qual músicos e artistas locais irão cantar/tocar as músicas preferidas dos idosos participantes e dedicarão a eles.

Há imagens, tanto dos idosos, como dos músicos, foram obtidas somente com a concordância em participar do projeto, com o preenchimento do “Termo de Cessão dos Direitos de Imagem”, disponibilizado virtualmente.

É importante destacar que todos os procedimentos do projeto estão sendo realizados de forma remota/virtual, prezando pela segurança dos idosos no atual contexto da Pandemia da COVID-19 2020.

O projeto objetiva, ainda, arrecadar doações de alimentos não perecíveis, roupas, materiais de higiene pessoal e presentes para os idosos. Os donativos devem ser entregues na sede do Ministério Público do Acre em Rio Branco.

Onde? – O projeto se dá de forma virtual, tendo como unidades recebedoras da ação, a recebedoras da ação o Conselho Particular de Rio Branco da Sociedade São Vicente de Paulo – Lar Vicentino, conhecido como Lar Vicentino de Rio Branco e Fundação Dom José Hascher – Lar Vicentino, conhecido como Lar Vicentino de Cruzeiro do Sul.

Porquê? – No atual contexto de Pandemia, a qual os idosos são população para COVID-19 e devem manter o distanciamento social, é necessário oportunizar, mesmo que virtualmente, a integração, entretenimento e lazer aos idosos residentes de abrigos e que estão há 7 meses com visitas às suspensas, além de educar toda a sociedade civil sobre o tema.

A música pode ser utilizada de forma terapêutica para facilitar e promover a comunicação, aprendizagem, mobilização, interrelação, expressão, organização, afim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, cognitivas e sociais. A música se mostra capaz de proporcionar relaxamento, distração, bem-estar, recordações agradáveis e conforto. Neste sentido, com aproximação do período natalino, que é culturalmente marcado por oportunizar e incentivar a sociedade civil para a solidariedade e empatia, pretende-se viabilizar com o nosso projeto gerar ações de acolhimento desse nicho específico da população idosa no Estado do Acre.

Como se pode perceber, uma das metas é sensibilizar as gerações mais jovens e incentivar para o acolhimento e aporte afetivo dos idosos que vivem em abrigos. Ainda mais porque muitos deles estão nesses locais, justamente, por não terem mais vínculo familiar ou suporte de outrem. As atividades de voluntariado devem ser estimuladas para uma sociedade colaborativa e que esteja consciente das demandas dos idosos” – Polyana Bezerra.

Sair da versão mobile