24.1 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Fux afirma que STF “não permitirá desconstrução da Lava Jato”

Por

- Publicidade -

Conhecido pela postura lavajatista, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou nesta quinta-feira (26/11) que a Corte não permitirá desconstrução da Lava Jato. As declarações foram dadas na abertura do 14º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“O STF não permitirá que haja a desconstrução da Operação Lava Jato. Não quero nenhum louvor, estou apenas dando este esclarecimento: todas as ações penais e todos os inquéritos passarão pela responsabilidade do plenário, porque o STF tem o dever de restaurar a imagem do país a um patamar de dignidade da cidadania, de ética e de moralidade do próprio país”, frisou Fux.

O presidente da Suprema Corte citou como um primeiro passo nessa direção sua proposta de levar para votação no plenário todos inquéritos e ações penais relacionados à Operação Lava Jato em trâmite na Casa. A ideia foi aprovada por unanimidade pelos demais ministros do STF em sessão administrativa. Antes, processos dessa natureza eram analisados nas turmas do tribunal.

Endurecer leis

Fux deu palestra sobre o combate à corrupção nas instituições públicas. O ministro destacou que, para aumentar a efetividade dessa batalha no Brasil, é preciso endurecer as leis de coerção e reparação de danos, além de fortalecer os órgãos de investigação.

“Hoje, o Brasil está tão bem preparado quanto os países mais evoluídos, mas precisa reforçar exatamente essas instituições de investigação, inclusive manter o poder investigatório que concedemos ao Ministério Público”, ressaltou.

Veja imagens:

Fonte: Metrópoles.

- Publicidade -
Copiar