23.8 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul realiza atividades em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue

Por

- Publicidade -

A direção e equipe do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul está desde segunda-feira, 23, realizando várias atividades em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, que se comemora no dia 25 de novembro. Entre as atividades estão apresentações artísticas, café da manhã, coleta de sangue, palestras com nutricionistas, além de atendimento aos doadores.

O lançamento da Semana do Doador de Sangue recebeu a benção do bispo D. Flávio Giovanale.  O encerramento, neste sábado, 28, terá café da manhã, lanche, som ambiente para os doadores e coleta de sangue durante todo o dia.

Segundo a gerente-geral do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, Sâmea Taumaturgo, esse tipo de atividade tem muita importância para a manutenção do estoque de sangue, além de fidelizar os doadores já existentes e captar novos.

“Temos que lutar para  aumentar o número de doadores de sangue para melhorarmos cada vez mais nosso estoque, que atende todas as unidades da regional do Juruá”, disse Sâmea.

Sâmea Taumaturgo destaca a parceria com Exército, Bombeiros e Polícia Militar, que participam ativamente das campanhas de doação. Segundo ela, as igrejas e os empresários também sempre colaboram e abraçam a causa.

“Para se tornar doador é muito fácil e rápido. É preciso apenas se deslocar até o Hemonúcleo com um documento original com foto para fazer o cadastro”, finalizou a gerente-geral.

Samma Maryssa, gerente administrativa do Hemonúcleo, enfatizou que apesar de inicialmente a pandemia ter interferido na quantidade de doadores pelo medo do ambiente hospitalar, logo eles voltaram a fazer suas doações.

“Para ficar mais fácil , estamos trabalhando com o aplicativo Sangue Amigo, para que não haja aglomeração de pessoas. O doador de sua casa pode fazer o agendamento e ter acesso a todas as informações, inclusive sobre a data da doação”, afirmou Samma.

O Dia Nacional do Doador de Sangue

No dia 25 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância do ato.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, Carnaval e outros períodos de feriados prolongados, torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular a doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

- Publicidade -
Copiar