Início / Versão completa
Mais Notícias

No AC, CRM denuncia clínica terapêutica por exercício ilegal da medicina

Por Redação Juruá em Tempo. 10/11/2020 08:10 Atualizado em 10/11/2020 08:21
Publicidade

Pela segunda vez, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) denunciou a clínica Espaço Terapêutico – Viver Mais, em Senador Guiomard, no interior do Acre, por exercício ilegal da medicina.

Publicidade

O CRM informou que a clínica pratica um procedimento conhecido “Avaliação Terapêutica de Bioressonância Magnética”, no qual conclui diagnóstico ginecológico, função renal, pulso do coração e do cérebro, função pulmonar, sistema nervoso, entre outros. Os procedimentos são restritos da medicina e estariam sendo feitos por profissionais não médicos.

O dono da clínica, o terapeuta naturalista Paulo Ferreira, negou as acusações e disse que já foi até a delegacia da cidade prestar alguns esclarecimentos e afirmou que está de portas abertas para qualquer fiscalização.

“Já prestei alguns esclarecimentos, levei documentação e mostrei qual profissional eu sou, terapeuta naturalista, já levei do profissional de saúde, o fisioterapeuta inscrito no Crefito [Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional], tudo direitinho. É uma denúncia que eles fizeram sem fundamento. Ainda não chegou ao final dos autos e agora que fui ouvido na delegacia”, disse.

Publicidade

A denúncia foi feita ao Ministério Público Estadual (MP-AC), nessa segunda-feira (9), por meio de ofício. Segundo o CRM, esta é a segunda vez que notifica o órgão e pede apuração do caso. A primeira notificação foi feita em 2018.

O dono do espaço disse que a denúncia foi feita com base em um panfleto, mas, que nele é listado apenas os trabalho fitoterápico e descarta a realização do procedimento Avaliação Terapêutica de Bioressonância Magnética.

“Deixei aberto meu espaço para qualquer tipo de vistoria que quiserem fazer, então, é uma denúncia feita em cima de um panfleto que está nos autos, e ele apenas diz produtos fitoterápicos, produtos naturais e em nenhum momento diz no panfleto que faz consulta ginecológica, cardiologista, coisas que requerem a atuação médica”, acrescentou.

Ferreira disse que no espaço é feito apenas avaliação terapêutica e fisioterapêuticas, como RPG, pilates, disfunções da coluna, dores de cabeça, pré e pós operatórios que são atendimentos inerentes à fisioterapia.

“Tratamento de idosos com osteoporose, fazemos a reabilitação e todos são tratamentos com fisioterapia. Então, está tudo escrito aqui na frente da nossa clínica, prevenção, tratamento e reabilitação. Ortopedia, traumatologia e geriatria. Isso aqui é feito por profissional na área da fisioterapia e tudo está na legalidade e não tem nada errado. E também temos tratamento fitoterápico”, concluiu.

O CRM destacou ainda que a atuação da clínica com o procedimento de análise clínica, sem o acompanhamento de um médico, coloca em risco a saúde pública, além disso, infringe as normas dos atos privativos do médico.

O G1 não conseguiu resposta do MP sobre a denúncia feita ainda em 2018.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.