Rio Branco, Acre, 24 de janeiro de 2021

PF faz parcial de ocorrências no 2º turno em Rio Branco e investiga distribuição de ‘santinhos’ em carros de aplicativo e táxis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações G1 Acre
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Polícia Federal faz o primeiro balanço parcial das ocorrências no segundo turno das eleições municipais deste domingo (29). Conforme o delegado Pedro Ivo, nas primeiras horas, foram registradas duas ocorrências de boca de urna e derramamento de santinhos.

O delegado avaliou como “tranquilo” o dia de votação e fez recomendações aos eleitores sobre os cuidados que devem ter para não cometer crime eleitoral, como o fato de tirarem fotos na cabine de votação.

“Até o presente momento, tivemos duas ocorrências de boca de urna. Se comparado ao primeiro turno, está bem tranquilo. E no primeiro turno já foi tranquilo, embora tenhamos ficado em segundo lugar no número de conduzidos em todo o Brasil. Eu faço uma recomendação para aqueles que forem votar com o celular que não tirem foto de dentro da cabine, isso é crime. E não podem estar falando em quem vão votar”, alertou o delegado.

A PF informou ainda que investiga denúncias de suposta distribuição de santinhos dentro de carros de aplicativo e táxi em Rio branco. “Esses tipos de transporte regulares não podem fazer campanha eleitoral, porque também é crime”, reafirmou Ivo.

Ocorrências no primeiro turno

No primeiro turno, mais de 40 pessoas foram presas no estado suspeitas de crimes eleitorais, segundo balanço divulgado pela Polícia Federal.

Conforme a PF-AC, 42 pessoas foram presas e quatro menores apreendidos. Foram instaurados 22 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCOs) por boca de urna.

Também foram instaurados cinco TCOs por violação de sigilo do voto; dois flagrantes pela prática de corrupção eleitoral e dois por transporte de eleitores. O relatório inclui ainda registro de fato instaurado por transporte irregular de eleitor e assédio sexual praticado por um mesário contra uma colega mesária.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.