22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

PF faz parcial de ocorrências no 2º turno em Rio Branco e investiga distribuição de ‘santinhos’ em carros de aplicativo e táxis

Por

- Publicidade -

A Polícia Federal faz o primeiro balanço parcial das ocorrências no segundo turno das eleições municipais deste domingo (29). Conforme o delegado Pedro Ivo, nas primeiras horas, foram registradas duas ocorrências de boca de urna e derramamento de santinhos.

O delegado avaliou como “tranquilo” o dia de votação e fez recomendações aos eleitores sobre os cuidados que devem ter para não cometer crime eleitoral, como o fato de tirarem fotos na cabine de votação.

“Até o presente momento, tivemos duas ocorrências de boca de urna. Se comparado ao primeiro turno, está bem tranquilo. E no primeiro turno já foi tranquilo, embora tenhamos ficado em segundo lugar no número de conduzidos em todo o Brasil. Eu faço uma recomendação para aqueles que forem votar com o celular que não tirem foto de dentro da cabine, isso é crime. E não podem estar falando em quem vão votar”, alertou o delegado.

A PF informou ainda que investiga denúncias de suposta distribuição de santinhos dentro de carros de aplicativo e táxi em Rio branco. “Esses tipos de transporte regulares não podem fazer campanha eleitoral, porque também é crime”, reafirmou Ivo.

Ocorrências no primeiro turno

No primeiro turno, mais de 40 pessoas foram presas no estado suspeitas de crimes eleitorais, segundo balanço divulgado pela Polícia Federal.

Conforme a PF-AC, 42 pessoas foram presas e quatro menores apreendidos. Foram instaurados 22 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCOs) por boca de urna.

Também foram instaurados cinco TCOs por violação de sigilo do voto; dois flagrantes pela prática de corrupção eleitoral e dois por transporte de eleitores. O relatório inclui ainda registro de fato instaurado por transporte irregular de eleitor e assédio sexual praticado por um mesário contra uma colega mesária.

- Publicidade -
Copiar