Rio Branco, Acre, 22 de janeiro de 2021

Prefeitura de Rodrigues Alves celebra Dia do Conselheiro Tutelar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em comemoração ao “Dia Nacional do Conselheiro Tutelar”, celebrado no Brasil em 18 de novembro, a prefeitura de Rodrigues Alves, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ofereceu, na manhã da última quinta-feira (19), um café da manhã aos profissionais para celebrar a data.

Participaram da confraternização, o prefeito municipal, Jailson Amorim; os secretários municipais, Márcia Queiroz, da Assistência Social; Everton Farias, da Saúde; Iranilson Nunes, da Administração e Finanças; Rosimeire Teixeira, coordenadora do CRAS; Fabisson Costa, do CMDCA; psicólogos e outros técnicos que compõem a rede de atendimento e proteção à Criança e ao Adolescente de Rodrigues Alves.

“Este momento é um gesto de agradecimento aos Conselheiros Tutelares que exercem um papel de extrema importância para o desenvolvimento pleno da nossa sociedade. São eles que fazem intermediação entre crianças em situação de vulnerabilidade e os órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos; responsáveis por realizar o devido atendimento. Requisitam serviços e aplicam medidas protetivas” – destacou Márcia Queiroz, secretária de assistência social.

O prefeito Jailson Amorim falou da importância em reconhecer o trabalho feito pelos Conselheiros Tutelares do município, que têm dado importante contribuição para a sociedade, quanto a garantia de direitos das crianças e adolescentes de Rodrigues Alves. “Somos parceiros; a gestão e o Conselho Tutelar, como também todas as secretarias do município. Uma vez que trabalhamos com a mesma intenção: oferecer o melhor para a população. Por isso, continuem na luta e juntos estaremos buscando melhorias e soluções para melhor atender o público infanto-juvenil de nosso município”, afirmou.

A função de Conselheiro Tutelar foi criada em julho de 1990, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Um Conselheiro Tutelar deve lutar pelos direitos das crianças e adolescentes de sua comunidade. Este cargo público implica exercer o papel de educador e orientador dos mais jovens; criando iniciativas que potenciem o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O município é composto por cinco Conselheiros Tutelares, entre eles: Francisco Arisson, Vanderlei Santana, Orleildo Bussons, Carolina Corrêa e Marizete Melo. Todos escolhidos pela comunidade para o mandato de quatro anos (2020-2024). A escolha foi feita por meio de eleição direta, permitida recondução por novos processos de escolha conforme o artigo 132 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
 
Principais atribuições do Conselho Tutelar:

– Atender as crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis, ou em razão de sua conduta;
– Receber a comunicação (obrigatória) dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos, de reiteradas faltas injustificadas ou de evasão escolar, após esgotados os recursos escolares, e de elevados níveis de repetência;
– Requisitar o serviço social, previdência, trabalho e segurança ao promover a execução de suas decisões;
– Atender e aconselhar os pais e responsáveis, podendo aplicar algumas medidas, tais como: encaminhamento a cursos ou programa de orientação e promoção à família e tratamento especializado.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.