De acordo com um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Acre é o estado com o menor número de pessoas submetidas aos testes de diagnóstico da Covid-19 em outubro. Esses são os dados da versão mensal da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19, divulgada na última terça-feira, 1.
A pesquisa aponta que 229 mil acreanos fizeram algum tipo de exame para diagnosticar o novo coronavírus, entre os meses de julho e outubro. Somente no mês de outubro foram 70 mil testagens, sendo 33 mil em homens e 37 mil em mulheres.
O IBGE passou a contabilizar os dados do Acre a partir de julho, quando 45 mil pessoas tinham feito algum tipo de teste e 19 mil haviam recebido o diagnóstico positivo de covid-19. No mês de setembro, 61 mil pessoas fizeram algum teste e 27 mil testaram positivo. O percentual de testagens naquele mês foi de 6,9%.
Além do Acre, o estado de Pernambuco também teve a menor taxa de pessoas que realizaram testes em outubro, com percentual de 7,9%. Já o Distrito Federal teve o maior percentual de testagens em outubro, com 23,9%, seguido pelo Piauí com 19,1%.