23.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Ação simulada de roubo a empresa de valores mostra poder de reação das Forças de Segurança no Acre

Por

- Publicidade -

Na madrugada deste sábado, 19, equipes das Forças de Segurança Pública do Acre realizaram um exercício simulado de roubo a empresa de valores para atestar o poder de reação do Estado frente a uma investida criminosa, conhecida como “novo cangaço”.

A ação aconteceu no Distrito Industrial de Rio Branco, tendo como alvo a empresa VIP Segurança. Bombeiros, Polícia Militar, Iapen, Polícia Civil e Instituto Socioeducativo atuaram de forma sincronizada e ordenada.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Exército, Detran e Rbtrans também participaram da simulação que começou por volta da meia-noite. Foram simulados cenários reais de um ataque criminoso, com incêndio a veículos para obstruir ruas, invasão à sede da empresa, tomada de reféns, negociação, fuga e prisão dos acusados. O Corpo de Bombeiros precisou conter três incêndios em via pública, usando mais de 5 mil litros de água.  Um dos momentos tensos envolveu o Grupo de Bombas e Explosivos da Polícia Federal, que detonou uma bomba “fake” na cena do crime.

Apesar de toda a tensão, nenhum imprevisto aconteceu, garantindo a integridade física dos envolvidos na simulação.

Tiro letal e preciso em alvo

Depois da equipe de elite da PF, atiradores de elite do Bope entraram em ação neutralizando criminosos. O franco atirador do Batalhão de Operações Especiais acertou dois tiros com uma precisão cirúrgica, acertando o alvo a uma distância de 120 metros, com visão reduzida por causa da escuridão. No amanhecer do dia, o helicóptero Harpia 04, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), fez o transporte de uma equipe da Companhia de Operações Especiais (COE) do local da invasão até um suposto ponto onde estava o grupo.

Secretário destaca trabalho integrado

O simulado foi coordenado pelo tenente-coronel Giovani Galvão, especialista em gerenciamento de crise, com apoio do coronel Ataualpa Ribeira, coordenador de operações da PM. Contou ainda com a participação do presidente do ISE, Mauro César Freitas, do presidente do Iapen, Arlenilson Cunha e do secretário de Segurança Pública, Paulo Cézar dos Santos, que acompanhou o encerramento do exercício às 5h da manhã.

“Essa ação integrada mostrou que temos potencial para encarar uma situação semelhante e, acima de tudo, provou que o trabalho integrado fortalece a segurança pública. Quero agradecer e parabenizar a cada um dos senhores que se doaram para que essa ação ocorresse e dizer que, no ano que vem, teremos grandes investimentos do governo na Segurança Pública do Acre”, garantiu.

O coordenador do treinamento, tenente-coronel Giovani Galvão avaliou como positivo o resultado e fez questão de salientar que, apesar das limitações operacionais, o empenho da tropa deixou claro que o material humano é um dos grandes trunfos da Segurança Pública no estado.

“Vimos aqui um trabalho integrado que resultou em uma ação precisa, coesa e forte. A interoperalidade é o caminho que precisamos seguir daqui pra frente. Assim vamos fortalecendo um ao outro e juntos nos especializando para encarar o crime organizado e garantir a paz que a sociedade sempre almeja”, pontua.

 

- Publicidade -
Copiar