28 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Amor e Respeito: eis o segredo do sucesso

Por

- Publicidade -

“Amar o próximo como a você mesmo. Ensino meus funcionários a amar a Deus e ao próximo. E as outras coisas nos serão atribuídas.”

“Amar ao próximo como a você mesmo”. Qual o sentido dessas palavras para você? Certamente, já as ouvimos em algum momento; uma vez que faz parte do maior ensinamento do Cristo em sua passagem pela Terra, há mais de dois mil anos atrás, segundo a tradição cristã.

É provável que essas palavras façam maior sentido quando estamos diante de discursos produzidos tanto no âmbito familiar, quanto no âmbito das instituições religiosas; mas a última vez que eu as ouvi elas foram ditas por um empresário em referência aos seus colaboradores.

Como parte de responsabilidade social, o Juruá em Tempo desenvolveu um estudo cujo objetivo propunha identificar empresas compromissadas com seus funcionários. Durante o período de coleta de dados, houve a entrevista com diversos empresários e colaboradores que atuam nos diferentes campos empresariais na região do Vale do Juruá; em especial, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Dentre as empresas analisadas, uma merece destaque pela boa relação estabelecida entre proprietário e colaboradores: Doutor Reparos, empresa do Sr. José Rondisson de Freitas Souza. Natural do município de Cruzeiro do Sul, José Rondisson tem uma vasta experiência no ramo da construção civil e na indústria naval. Segundo ele, a empresa surgiu a partir de uma necessidade do setor, identificada por um amigo quanto a prestação de pequenos serviços em nossa região.

Hoje, a empresa que iniciou com apenas duas pessoas – o proprietário e um ajudante, conta com trinta e cinco colaboradores que realizam diversos serviços; desde a troca de uma lâmpada, à construção e instalação completa de casas.

Embora seja senso comum a muitas pessoas classificar o ano de 2020 como atípico, dada a situação de pandemia instaurada em vários países; inclusive no Brasil e no município de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, a empresa se manteve em ascensão. Sabem qual o segredo do sucesso? O amor e o respeito ao próximo, declarou o empresário.

No entanto, cumpre destacar que o respeito não se limita apenas às questões trabalhistas, comuns e obrigatórias a qualquer empresa; mas ao ato de reconhecer que cada pessoa tem um potencial distinto que deve ser reconhecido, dada as individualidades próprias dos sujeitos. Dentre seus colaboradores, há indivíduos autistas, baixa visão e com idade acima de 60 anos. A metodologia para o trabalho é muito simples, conforme relatos dos colaboradores: cada um respeita o próximo, sabendo que todos são importantes e que a família empresarial é constituída a partir da união.

O amor e respeito ao próximo são expressos de diferentes formas na empresa; a começar pelo termo utilizado pelo empresário ao fazer menção aos funcionários: “são meus colaboradores”. A ideia de “colaboração” ultrapassa a simples classificação de forma de tratamento; uma vez que funcionários “trabalham com o salário e participação dos lucros, conforme produção e desempenho”.

Tal modelo, serve de incentivo aos colaboradores que demonstram satisfação pelo reconhecimento do empresário. “Nesse ano, tiramos férias juntos; levei eles para conhecer o mar, como participação nos lucros da empresa. Eles voltam renovados”, declarou o empresário.

Cinco carros com diversas equipes, inclusive para chamadas de emergência – com tempo de espera estimado entre 15 min. a 20 min., são usados pelo grupo que pretende, em um futuro próximo, estender os serviços para outras regiões.

Quanto aos lucros da empresa, optamos por resguardar a privacidade da equipe. No entanto, é importante considerar o cenário político e econômico do ano de 2020; a alegria dos colaboradores e os projetos previstos a curto e longo prazos.

Diante de tudo isso, alguém duvida que o amor ao próximo é uma boa alternativa a ser seguida?

- Publicidade -
Copiar