24.1 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Bahia nega injúria racial e reincorpora Indio Ramirez ao elenco regular do time

Por

- Publicidade -

O Esporte Clube Bahia divulgou, nesta quinta-feira (24), uma carta em que afirma não ter comprovação de injúria racial por parte do seu atleta Indio Ramirez com o meia do Flamengo, Gerson, no jogo entre os dois times no domingo (20). E por esse motivo reincorporará Ramirez ao elenco regular do time.

“Os laudos das perícias em língua estrangeira contratadas pelo Bahia não comprovam a injúria racial e o clube entende que, mesmo dando relevância à narrativa da vítima, não deve manter o afastamento do atleta Indio Ramírez ante a inexistência de provas e possíveis diferenças de comunicação entre interlocutores de idiomas diferentes”, diz a carta.

O clube também anunciou uma série de medidas para combater o racismo e a homofobia internamente e entre os seus torcedores. Dentre elas estão: cotas racias para as disputas em eleições realizadas no clube, criação de espaço no museu do clube para debater o racismo, xenofobia, sexismo e LGBTfobia, proposta de criação de protocolo antidiscriminatório para jogos de futebol no Brasil entre outros.

Sobre o caso

Após vitória do Flamengo por 4 a 3 contra o Bahia neste domingo (20), o meia Gerson, do Flamengo, acusou Ramírez de ter cometido injúria racial contra ele. Em entrevista concedida após o jogo, o flamenguista afirmou que, durante uma discussão, Ramírez disse a ele: “cala a boca, negro”.

O Bahia frisou que Ramírez nega veementemente a acusação, mas afirmou que “o clube entende, porém, que é indispensável, imprescindível e fundamental que a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza”.

Ainda depois o jogo, Gerson ainda criticou a postura do treinador Mano Menezes, demitido do Bahia durante a noite – sem que o clube detalhasse se o desligamento teve ligação com o episódio.

“O Mano falou: ‘ah, agora você é vítima, né? O Daniel Alves te atropelou e você não falou nada’. Claro, porque teve respeito entre eu e ele. Eu nunca falei de treinador, mas o Mano tem que saber respeitar”, disse Gerson.

(Com informações de Diego Freire)

- Publicidade -
Copiar