Rio Branco, Acre, 7 de março de 2021

Biblioteca do Juruá é destaque nacional na promoção do empoderamento digital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Biblioteca Pública Estadual Padre Trindade, reinaugurada recentemente na cidade de Cruzeiro do Sul, conquistou espaço no Programa Recode Bibliotecas, da ONG nacional Recode. Foi classificada em 4º lugar e apontada como uma das bibliotecas que mais promoveu o empoderamento digital no Brasil.

De acordo com a Recode o empoderamento digital é o próximo grande desafio de uma população cada vez mais conectada. Dados do IBGE apontam que 64,7% milhões de brasileiros acima de dez anos de idade têm acesso à Internet. A proposta é transformar essa conectividade em sinônimo de melhoria na vida das pessoas. O empoderamento digital seria uso qualificado da tecnologia para proporcionar benefícios para a sociedade.

 

Projeto desenvolvido foi reconhecido pela ONG Foto: Onofre Brito

A notícia foi dada à coordenadora Milena Pinheiro em um vídeo institucional parabenizando pelo projeto realizado. “O desafio foi enorme, pois concorremos com bibliotecas de âmbito nacional, com recursos e condições melhores que a nossa. Realizamos todas as etapas e o objetivo de envolver nossos jovens no processo foi alcançado, colocando-nos como a 4ª biblioteca que mais promoveu o empoderamento digital. Orgulho nos define”, relatou.

A Padre Trindade recebeu como prêmio um retroprojetor, que irá auxiliar nas demandas locais. Para a coordenadora local da Secretaria de Educação, Ruth Bernardino, o prêmio é um reconhecimento do trabalho feito pela equipe da biblioteca e motivo de orgulho para a população. “O espaço não deve ser visto como um mero depósito de livros, mas como um lugar de movimento, que incentiva a imaginação e novas práticas, tanto de leitura, como social”, avaliou.

Sobre a Recode Bibliotecas

Com o objetivo de promover o empoderamento digital e fortalecer as habilidades dos profissionais de bibliotecas, com acesso público em todo o Brasil, o programa Recode Bibliotecas tem o desafio de ampliar oportunidades de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio do uso qualificado e consciente da tecnologia, e está alinhado ao Plano Nacional do Livro e Leitura.

A ONG Recode foi fundada há 25 anos e está presente em nove países, com 1.152 centros de empoderamento digital, e já atingiu mais de 1,752 milhão de pessoas. Atua em parceria com centros comunitários, escolas públicas e bibliotecas que utilizam sua metodologia para desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.