Rio Branco, Acre, 3 de março de 2021

Bispo Dom Flávio Giovenale celebra 23 anos de ordenação episcopal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com reportagens de Beatriz Santos, do Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O bispo Dom Flávio Giovenale, da Diocese de Cruzeiro do Sul, celebra nesta quarta-feira, 9, seus 23 anos de ordenação episcopal. Querido por todos, o sacerdote fez seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em Lorena, São Paulo entre 1975 e 1976.

A Igreja Católica celebra quatro tipos de consagrações aos seus discípulos. A primeira é o batismo, que é dada a todas as pessoas que acolhem Jesus e reconfirmada na crisma. A segunda é para os diáconos, a ordenação diaconal. A do Dom Flávio foi em 31 de janeiro de 1981, em Belém (PA).

A terceira consagração é para os padres ou presbíteros. “A minha foi em minha cidade natal, Murello, na Itália, em 20 de dezembro de 1081”, lembra o bispo.

Já a quarta consagração é para os bispos e é chamada de Consagração Episcopal. “A minha foi em 8 de dezembro de 1997 em Manaus, Amazonas. Para o Papa não há uma consagração a mais: ele é Bispo de Roma e desde São Pedro, que foi o 1º Bispo de Roma, é ele que coordena as atividades dos demais bispos, como São Pedro coordenou as atividades dos demais Apóstolos”, explica Dom Flávio.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.