23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Bispo Dom Flávio Giovenale celebra 23 anos de ordenação episcopal

Por

- Publicidade -

O bispo Dom Flávio Giovenale, da Diocese de Cruzeiro do Sul, celebra nesta quarta-feira, 9, seus 23 anos de ordenação episcopal. Querido por todos, o sacerdote fez seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em Lorena, São Paulo entre 1975 e 1976.

A Igreja Católica celebra quatro tipos de consagrações aos seus discípulos. A primeira é o batismo, que é dada a todas as pessoas que acolhem Jesus e reconfirmada na crisma. A segunda é para os diáconos, a ordenação diaconal. A do Dom Flávio foi em 31 de janeiro de 1981, em Belém (PA).

A terceira consagração é para os padres ou presbíteros. “A minha foi em minha cidade natal, Murello, na Itália, em 20 de dezembro de 1081”, lembra o bispo.

Já a quarta consagração é para os bispos e é chamada de Consagração Episcopal. “A minha foi em 8 de dezembro de 1997 em Manaus, Amazonas. Para o Papa não há uma consagração a mais: ele é Bispo de Roma e desde São Pedro, que foi o 1º Bispo de Roma, é ele que coordena as atividades dos demais bispos, como São Pedro coordenou as atividades dos demais Apóstolos”, explica Dom Flávio.

- Publicidade -
Copiar