Rio Branco, Acre, 3 de março de 2021

Calendário de pagamento do licenciamento em 2021 começa em janeiro e vai até outubro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Muita gente ainda tem dúvidas sobre as obrigações dos proprietários de veículos quanto ao pagamento do licenciamento e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A diferença é simples: enquanto o IPVA é um imposto fixo sobre a propriedade do veículo e de recolhimento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o licenciamento é uma autorização que garante que seu veículo possa continuar a trafegar livremente pelas ruas e estradas, e é um imposto recolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

O licenciamento depende do pagamento do IPVA. Caso o proprietário esteja com o IPVA atrasado, não é possível fazer a renovação do licenciamento do veículo. Trafegar sem o documento ou com o documento vencido é considerado uma infração de trânsito gravíssima.

O calendário para o pagamento dos dois tributos tem início em janeiro e vai até o mês de outubro, e está estabelecido de acordo com os finais de placas dos veículos.

Importante ressaltar que se o proprietário optar pelo pagamento do IPVA parcelado, ou seja, por cotas, o vencimento do licenciamento é na mesma data da última cota do IPVA.

Para ter acesso aos boletos de recolhimento dos impostos é necessário acessar o site www.detran.ac.gov.br . Os dados referentes ao licenciamento de 2021 estarão disponíveis a partir do mês de janeiro.

“Após a quitação dos débitos, o proprietários devem entrar na plataforma de autoatendimento no site do Detran/AC para obter o documento do veículo”, informou  o presidente da autarquia Luiz Fernando Duarte.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.