Rio Branco, Acre, 5 de março de 2021

Chuva forte atinge Santa Catarina e deixa sete mortos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Ao menos sete pessoas morreram e 20 estão desaparecidas após uma chuva forte atingir o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na madrugada desta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil do estado, foram seis vítimas em Presidente Getúlio e uma em Ibirama. Até a manhã de hoje, o acumulado de chuva em 12 horas na região foi de 121 milímetros, segundo o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). O previsto para todo o mês de dezembro é de 153 milímetros. E há previsão de mais chuva nas próximas horas.

Também foram atingidos os municípios Aurora, Ascurra, Rio do Sul e Apiúna, além de São José , Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.

Casas foram levadas pela força das águas em Ibirama. No município, abrigos foram abertos para a população. Em Aurora, o rompimento de um lago atingiu algumas casas provocando danos nos imóveis e alagamentos pontuais. Também no município foram registrados deslizamentos e a interdição da SC-350. Até o momento, 15 famílias estão desabrigadas em virtude de cheia causada por um afluente do rio Itajaí Açu. O acesso a Presidente Getúlio também está bloqueado por causa de deslizamentos de terra.

A Defesa Civil ainda emitiu um alerta “de alto nível” para risco de deslizamentos na região do Alto Vale do Itajaí. As regiões de Médio Itajaí e Grande Florianópolis estão em nível de alerta moderado. Já no leste do Planalto Norte e Sul e em toda região do Litoral Norte e Sul estão em observação.

Equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atuam desde a madrugada desta quinta-feira no resgate e levantamento de perdas.

O governador Carlos Moisés (PSL) determinou que o grupo de resposta de Rio do Sul apoie os trabalhos dos Bombeiros Voluntários na região. Ele também designou o deslocamento de aeronaves do grupo aéreo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para atuar nos resgates.

“O momento é de solidariedade com todas as vítimas. Estamos trabalhando desde as primeiras horas e nossas equipes já estão no local para levar auxílio para aqueles que foram atingidos em Santa Catarina. A situação ainda é de cautela com novos temporais, por isso é importante que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil”, afirmou.

Fonte: EXTRA.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.