Rio Branco, Acre, 28 de fevereiro de 2021

Chuva será acima da média até 4 de janeiro no Acre, diz Secretaria do Meio Ambiente do Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Redação Juruá em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) utiliza dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para informar que a previsão climática indica “manutenção do resfriamento anômalo no Oceano Pacífico, com o estabelecimento da condição de La Niña”.

Quanto ao oceano Atlântico, a expectativa é de manutenção do aquecimento no Atlântico Tropical Norte e Equatorial.

Diante deste cenário, a Sema diz que o prognóstico para o trimestre que vai de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021 é que a chuva deverá ficar acima dos padrões climatológicos para o Estado do Acre e a temperatura deverá ficar próximo da média histórica do período.

Desta terça-feira (29) ao dia 4 de janeiro, o prognóstico produzido por satélite indica previsão de chuva com volume acumulado na semana de até 100 milímetros. A região Oeste do estado deverá concentrar até 75 mm de chuva prevista para a semana, indicando anomalia negativa, onde as chuvas deverão ficar abaixo da normalidade para o período, e anomalia positiva no município de Tarauacá, onde as chuvas ocorrerão acima do normal para o período.

Tarauacá encontra-se atualmente com quase 70% de seus bairros submersos pela elevação do rio Tarauacá.

O Leste do Acre deverá concentrar até 100 mm de precipitação acumulada, também indicando anomalia negativa, onde as chuvas deverão ficar baixo da normalidade para o período, e anomalia positiva nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro, onde as chuvas devem ocorrer acima do normal.

Por Edmilson Ferreira, do Ac24horas.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.