24.1 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Chuva será acima da média até 4 de janeiro no Acre, diz Secretaria do Meio Ambiente do Estado

Por

- Publicidade -

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) utiliza dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para informar que a previsão climática indica “manutenção do resfriamento anômalo no Oceano Pacífico, com o estabelecimento da condição de La Niña”.

Quanto ao oceano Atlântico, a expectativa é de manutenção do aquecimento no Atlântico Tropical Norte e Equatorial.

Diante deste cenário, a Sema diz que o prognóstico para o trimestre que vai de dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021 é que a chuva deverá ficar acima dos padrões climatológicos para o Estado do Acre e a temperatura deverá ficar próximo da média histórica do período.

Desta terça-feira (29) ao dia 4 de janeiro, o prognóstico produzido por satélite indica previsão de chuva com volume acumulado na semana de até 100 milímetros. A região Oeste do estado deverá concentrar até 75 mm de chuva prevista para a semana, indicando anomalia negativa, onde as chuvas deverão ficar abaixo da normalidade para o período, e anomalia positiva no município de Tarauacá, onde as chuvas ocorrerão acima do normal para o período.

Tarauacá encontra-se atualmente com quase 70% de seus bairros submersos pela elevação do rio Tarauacá.

O Leste do Acre deverá concentrar até 100 mm de precipitação acumulada, também indicando anomalia negativa, onde as chuvas deverão ficar baixo da normalidade para o período, e anomalia positiva nos municípios de Acrelândia e Plácido de Castro, onde as chuvas devem ocorrer acima do normal.

Por Edmilson Ferreira, do Ac24horas.

- Publicidade -
Copiar