23.4 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Com período de chuvas, ribeirinhos do rio Juruá sofrem com enchentes e desbarrancamentos

Por

- Publicidade -

O período de chuvas chegou atrasado, mas chegou com força total na região do Vale do Juruá. Só nas últimas 24 horas, o rio subiu 90 centímetros e assustou os ribeirinhos da região do bairro Miritizal.

Por sua localização, o bairro costuma ficar alagado nesse período de chuvas. Seu Manoel Gonçalves, de 65 anos, mora na região há 40 anos e conta como costuma ser esse período de chuvas.

“Essa semana tem subido muito e toda vez que sobe é assim; quando desce é uma quebradeira enorme. Não sabemos mais nem o que fazer”.

O morador Gilmar Silva, de 38 anos, explica que além das enchentes a grande quantidade de água causa desbarrancamentos; principalmente, quando o nível do rio começa a baixar.

“Falta energia, fica tudo difícil; até pra sair de casa. Todo ano é essa peleja; a rua está quase sendo levada pela água. Hoje não temos nem representante de bairro, nós mesmo que arrumamos a rua” (sic).

Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Lima, a previsão é de muita chuva para os próximos dias.

“O inverno está bastante forte, elevando o volume de água do rio. Começamos a visitar as famílias e estamos atentos ao momento em que o rio atingir a cota de alerta, que deverá ocorrer nesse final de semana. A previsão é de muita chuva para os próximos dias. Por isso é provável que o rio suba bastante”.

O órgão segue fazendo o monitoramento diário.

- Publicidade -
Copiar