Rio Branco, Acre, 4 de março de 2021

Deracre lança balsa Comandante Deodato para testes no Rio Juruá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Depois de mais de 40 dias em manutenção, a balsa Comandante Deodato, que faz a travessia de pedestres, veículos e cargas entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves foi lançada no leito do Rio Juruá, nesta quarta-feira, 16.

De acordo com informações de Luciano Oliveira, gerente regional do Deracre Juruá, a balsa estava parada há quase dez anos na margem esquerda do rio, no município de Cruzeiro do Sul, e para substituí-la os governos passados contrataram uma balsa particular com o custo de aproximadamente R$ 90 mil mensais.

Segundo Luciano Oliveira, “o fato de o Estado possuir uma balsa que poderia voltar às águas com gasto menor levou o governo a tomar a iniciativa de manutenção da balsa, garantindo o direito de ir e vir dos cidadãos que utilizam o serviço”.

Rui de Souza Melo, primeiro comandante da embarcação, que ainda presta serviços para o Estado, declarou: “A balsa foi lançada no leito do Rio Juruá em 5 de maio de 1989, no segundo ano de governo de Orleir Cameli, e durante muitos anos fez a travessia da população sem qualquer tipo de cobrança financeira, procedimento que deverá ser mantido”.

Petrônio Antunes, presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), observou que a balsa não poderá entrar em operação imediatamente, pois precisa de certificação da Marinha: “A vistoria se faz necessária, já que o equipamento vai transportar vidas humanas, precisando apresentar todas as condições de segurança necessárias”.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.