A Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul – Acre aprovou na última terça-feira (22) lei municipal que autoriza o transporte de passageiros por aplicativo. O serviço já está previsto em lei federal; contudo, cabe aos municípios reconhecer e autorizar a modalidade de transporte.
A data foi bastante comemorada pelos profissionais que integram o grupo Pubcar; uma vez que o interesse por legalizar o serviço na cidade partiu da presidência do aplicativo, Renáirisson Costa, que entregou pessoalmente o projeto ao presidente da Câmara de Vereadores.
A partir de agora, a população tem a garantia de um serviço mais seguro e de qualidade; pois, segundo Renáirisson a regularização da categoria exigirá uma série de adequações junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Prefeitura, além das ações independentes da empresa; tais como: análise de antecedente criminal; ser habilitado na categoria B; possuir veículo com boa aparência, máximo de dez anos de uso; bem como a identificação da empresa e do motorista, por meio de uniformes padronizados.
Com a conquistas, outras plataformas de motoristas por aplicativo também foram beneficiadas. No entanto, Renáirisson destaca a importância do consumidor fazer a chamada pelo aplicativo e não de forma direta aos motoristas, haja visto que a Central de Controle da Pubcar monitora as corridas, o que dá maior segurança tanto para os passageiros quanto para os motoristas. Outra preocupação é com os “motoristas piratas”, ou seja, àqueles, que já exerceram a função de forma regular, mas foram afastados por questões éticas e profissionais, ou motoristas que nunca foram registrados em plataformas de aplicativo dessa categoria.
Renáirisson faz questão de agradecer o vereador Chaguinha do Povo por pautar o projeto na Câmara de Vereadores e oportunizar a votação. “Quase 200 motoristas estão tendo emprego, e podem levar o sustento para suas famílias. Isso é muito importante para a categoria de aplicativos. Eu como presidente da empresa Pubcar quero parabenizar a todos pelo êxito”, afirmou.
O motorista por aplicativo Allan Kardec destacou a importância do momento para a categoria. Segundo ele, a conquista beneficia diretamente a população que poderá ter acesso ao transporte de qualidade por um preço popular.
Agora, o prefeito Clodoaldo deverá sancionar a lei; com data prevista para a próxima segunda-feira (28).