Rio Branco, Acre, 4 de março de 2021

Em entrevista, Gladson avalia segundo ano de gestão e confirma grandes investimentos para 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Assessoria.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O governador Gladson Cameli concedeu na manhã desta quarta-feira, 23, uma entrevista especial ao Sistema Público de Comunicação. Em rede estadual de rádio, o gestor fez um balanço das ações realizadas em sua administração ao longo do ano e adiantou que 2021 será marcado por importantes avanços em prol da população acreana.

Cameli enfatizou que seu governo atravessa o maior desafio da história do Acre com a pandemia do novo coronavírus. O chefe do Poder Executivo rememorou o empenho no enfrentamento à doença, como a construção de dois novos hospitais em menos de 60 dias, conclusão do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), contratação de mais profissionais e aquisição de equipamentos para a rede pública estadual.

No momento, a principal prioridade de Gladson é garantir a compra da primeira vacina contra a Covid-19 que for aprovada no país. O governador citou que já possui recursos disponíveis para adquirir as doses, bem como a estrutura necessária para o armazenamento dos imunizantes.

“O Estado está pronto para comprar e receber a vacina. Ninguém aguenta mais viver nessa incerteza de como serão os próximos dias. Temos participado de reuniões com o Ministério da Saúde e com os governadores da Amazônia debatendo este assunto. A previsão é que a vacina seja disponibilizada até o dia 20 de janeiro para São Paulo, então, para nós, não será muito distante desse prazo”, disse.

Questionado sobre o respeito e compromisso com os servidores públicos estaduais, Gladson pontuou que, apesar da crise financeira provocada pela pandemia, o pagamento dos trabalhadores não foi comprometido em nenhum momento. Cameli citou que foi possível adiantar, pelo segundo ano consecutivo, a primeira parcela do décimo terceiro salário e ainda conceder gratificações temporárias aos profissionais da linha de frente no combate à Covid-19.

“Em um ano de pandemia, saímos de uma crise financeira, reajustamos a máquina e o trabalhador recebeu o décimo terceiro na metade do ano. Sei que isso é obrigação, mas, para mim, não deixa de ser motivo de orgulho”, declarou.

Com uma gestão enxuta e comprometida com o orçamento estadual, o governo conseguiu fazer uma economia superior a R$ 200 milhões. O Tesouro do Estado contará com este recurso extra disponível para que novos investimentos sejam realizados em 2021.

O governador falou também da aprovação da nova Reforma Administrativa. Segundo Gladson Cameli, a medida é extremamente necessária para reequilibrar as contas públicas e preparar o Estado para a realização de concursos públicos em todas as áreas da administração.

Na oportunidade, o governador fez uma série de agradecimentos. Cameli citou a importância do Poder Legislativo no sucesso de sua gestão e o apoio dado pela bancada federal acreana. A  primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, recebeu o reconhecimento especial do governador por sua atuação frente as causas sociais e na defesa de políticas públicas voltadas para as mulheres.

Acre será transformado em canteiro de obras no próximo ano

Durante a entrevista, Gladson Cameli anunciou que o Estado possui quase R$ 3 bilhões para a realização de grandes obras que serão iniciadas em 2021. O pacote contempla investimentos nas áreas de infraestrutura, mobilidade urbana, produção rural e gestão pública.

Entre as benfeitorias estão a construção da quinta ponte sobre o rio Acre, anel viário ligando os bairros da chamada parte alta da cidade até a BR-364 e nova orla do bairro Quinze, na capital; o anel viário de Brasileia e Epitaciolândia; restauração da rodovia AC-40, entre Senador Guiomard e Plácido de Castro; duplicação da rodovia AC-475 até o aeroporto de Cruzeiro do Sul; reconstrução das pistas de pouso e decolagem do Jordão e Porto Walter; e uma ponte em Xapuri.

“Todos os recursos já estão garantidos e gostaria de dizer que não abro mão da transparência na execução dessas obras. A população tem o direito de saber como estes recursos estão sendo utilizados, assim como os órgãos de controle”, ressaltou.

A conclusão de obras inacabadas deixadas por antigas gestões também fazem parte do cronograma estabelecido pelo governo acreano. Na área da Educação, Cameli anunciou ainda a compra de dez mil bicicletas para estudantes da zona rural e aquisição de ônibus escolares traçados para o transporte de alunos em regiões de difícil acesso.

A entrevista realizada nos estúdios da Rádio Aldeia FM, em Rio Branco, foi conduzida pelos jornalistas Jairo Carioca e Júnior César. Os jornalistas Ray Melo, Luciano Tavares, Nelson Liano Júnior e Mirla Miranda também participaram da sabatina como convidados especiais.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.