Ícone do site O Juruá Em Tempo

Família testa positivo para Covid-19 no Acre: ‘Natal foi dentro do hospital, ano novo também deve ser’

O empresário Francisco Raimundo de Oliveira, de 66 anos, de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, está entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Rio Branco há quase uma semana lutando contra a Covid-19.

Além dele, a esposa Maria Oneilde Araújo de Oliveira, de 65 anos, a filha Janaína Araújo de Oliveira Lima, de 46, e o genro que é médico, Marcelo de Melo Lima, de 49, também testaram positivo para a doença.

A família é dona de uma rede de empresas, incluindo supermercados, postos de combustíveis, frigorífico e outros empreendimentos em Cruzeiro do Sul.

A cidade do Vale do Juruá contabiliza mais de 4 mil casos positivos de Covid-19. Segundo o boletim divulgado na segunda-feira (28) pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), 71 pessoas já morreram vítima da doença em Cruzeiro do Sul.

Luta contra a Covid-19

O idoso está entubado na UTI há quase uma semana. Segundo a família, o quadro dele é grave e delicado. Oliveira além de hipertenso também tem diabete.

“Recebi o boletim dele agora de manhã e o quadro é muito delicado. Essas medicações para diabete e hipertensão mexe muito com o organismo. Primeiro o Marcelo pegou, vim com ele para Rio Branco, também testei positivo, mas não precisei me internar, e ele passou cinco dias na UTI. Está agora no quarto”, explicou a empresária Janaína Lima.

Sobre a mãe dela, Janaína diz que a idosa está bem, ainda tomando a medicação e não precisou ficar na UTI. Dos quatro, apenas Janaína não precisou ficar internada. A filha dela também não pegou a doença.

“Minha mãe tem lúpus, enfisema pulmonar, mas o organismo dela reagiu bem. Graças a Deus minha filha não pegou. Fiz o exame e vou receber amanhã [quarta-feira,30] para saber se já tenho anticorpos, mas estou tranquila, minha tomografia não deu nada, os exames de sangue estão dentro dos parâmetros”, frisou.

Corrente de oração

A empresária contou ainda que a família iniciou uma corrente de oração pelas redes sociais para que todos se recuperem bem e voltem para casa logo.

“Essa doença age diferente em cada pessoa, mesmo se não tiver comorbidade ela pode ser letal. Faço um apelo para todo mundo: se cuidem porque é triste essa doença. Não é uma gripezinha, ela mata mesmo, acaba com o organismo das pessoas”, se emocionou.

Janaína explicou que sempre tomou todos os cuidados para evitar a doença, mas acabou se infectando. O pai, por trabalhar no comércio, foi um dos primeiros a testar positivo. A empresária mora em uma casa com o marido e a filha e os pais moram em outra casa.

“Meu pai deu entrada na UTI na quarta-feira passada [23] e entubado pela parte da manhã de sexta [25]. Natal foi dentro do hospital, Ano Novo também deve ser, mas a expectativa é de que a gente saia pela porta da frente do hospital”, finalizou.

Por Aline Nascimento, G1 AC.

Sair da versão mobile