Rio Branco, Acre, 1 de março de 2021

Fórum de Educação vai debater calendário escolar de 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Representantes do Fórum Estadual de Educação, formado por 24 órgãos e entidades – entre eles a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), o Conselho Estadual de Educação (CEE), Ministério Público (MPE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) -, além de sindicatos, se reuniram na tarde desta quinta-feira, 17, para escolher a nova diretoria para o próximo biênio e iniciar os debates sobre o calendário escolar de 2021.

O atual presidente do Fórum é o secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE), que foi reconduzido ao cargo para os próximos dois anos. Em relação ao calendário, ele diz que se trata de um momento oportuno e acredita na aprovação da proposta que será apresentada aos representantes.

Ele explica que o calendário escolar de 2020 será fechado somente em abril do ano que vem e que o ano letivo de 2021, pela proposta, deve iniciar no mês de maio. “Todos sabem que vivemos uma situação atípica, e enquanto a vacina não vem, vamos viver essa situação complexa”, afirmou.

A definição do calendário necessita de uma ampla discussão na medida em que é preciso encontrar uma solução para os alunos que estão em série de transição de uma etapa para outra, como os alunos dos 5º anos, séries iniciais, 9º anos, séries finais, e terceiros anos do ensino médio.

A secretária municipal de Educação de Rio Branco, professora Vômea Araújo, que é coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, que também tem assento no Fórum, acredita que para esses alunos haverá um ensino híbrido tanto presencial quanto remoto, a fim de que eles possam contemplar toda a carga horária do ensino.

“Em janeiro haverá férias coletivas e, depois, o Fórum vai se reunir com o Comitê de Combate à Covid-19 para deliberar se podemos voltar ou não, mesmo adotando todas as medidas higiênicas necessárias, já que para nós tudo isso ainda é muito novo”, faz questão de dizer.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.