22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Governo entrega caminhão a pequenos produtores de Tarauacá

Por

- Publicidade -

Apoiar a Agricultura Familiar é uma das prioridades do Governo do Estado do Acre. Ações de fomento a essa forma de produção, que consiste no cultivo de terra por pequenos produtores, foram realizadas durante todo o ano por intermédio da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa).

E para finalizar 2020, a Sepa realizou a entrega de um caminhão, com capacidade de transportar 10 toneladas, para auxiliar os produtores que fazem parte da Cooperativa dos Produtores Familiares e Extrativistas do Estado do Acre (COOPTACRE), por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre – PDSA II, em Tarauacá.

Estiveram presentes à solenidade realizada a prefeita de Tarauacá Maria Lucinéia, o deputado federal Jesus Sérgio, a coordenadora executiva do PDSA, Roseneide Sena e a coordenadora do PDSA Eneide Braga.

Para Narcélio Silva, administrador da COOPTACRE, o veículo tem uma fundamental importância nos planos de expansão de venda dos produtos da cooperativa, que faz o elo de comercialização entre supermercados, pontos de venda, e pequenos produtores. “Temos um plano de expandir nossa comercialização até a fronteira do Acre. Por isso é de fundamental importância esse caminhão, pois vai nos ajudar a escoar nossa produção e alcançar mais clientes”, afirmou.

“É importante dizer que não só os produtos da parte de fruticultura, mas também outros produtos que são oriundos do município, e que tem uma qualidade muito boa, como a farinha e a banana também vão ter sua venda facilitada à distribuidores na capital”, finalizou Silva.

Houve, também, a celebração pela compra de alimentos por meio do Programa de Subvenção de Compras Emergenciais, em que o Governo do Estado, com o objetivo de reduzir o impacto da pandemia da Covid-19 no meio produtivo, fez a aquisição de itens de produtores familiares e doou para Unidades Famílias Beneficiárias de Prestação Continuada e nas Unidades de Acolhimento, situadas nos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

Até o momento, 30 toneladas de alimentos já foram adquiridos e repassados para as instituições, fomentando a economia, colaborando com o escoamento da produção, e proporcionando alimento a famílias afetadas diretamente pela pandemia da Covid-19.

Agricultura Familiar como prioridade

Ações como essa estão no plano de gestão da Secretaria de Produção e Agronegócio, que tem como objetivo fortalecer a agricultura de base familiar e proporcionar formas de facilitar todo o processo produtivo, desde o plantio, passando pela venda, até chegar na mesa do consumidor final. “Estas ações estão em consonância com a determinação do Governo do Estado do Acre, que é o total apoio à agricultura familiar, por meio da Sepa. O governo do Estado tem feito todo esforço para que as famílias que estão no campo, produzindo alimento mesmo em pandemia, continuem produzindo”, apontou Edivan Azevedo, secretário de Produção e Agronegócio.

- Publicidade -
Copiar