22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Iapen possibilita ligações de vídeo entre detentas e filhos no presídio de Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Por meio do projeto Fortalecendo Vínculos Familiares, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) tem reduzido a distância e promovido um final de ano diferente para 16 detentas da Unidade Penitenciária Guimarães Lima, em Cruzeiro do Sul. Entre a terça-feira, 29 e esta quarta-feira, 30, elas puderam realizar chamadas de vídeo para os filhos menores e matar a saudade gerada no cárcere.

Com um celular disponibilizado pela unidade, as presas com filhos menores de 18 anos realizaram as ligações sob supervisão da equipe técnica do presídio. O mesmo projeto possibilitou o recebimento de vídeos dos filhos de detentas da Unidade de Regime Fechado Feminina de Rio Branco na ocasião do dia das crianças.

A detenta Sarah Diniz enfatizou que ficou muito feliz de ver os filhos que moram em Rio Branco e em Mâncio Lima, mesmo que por chamada de vídeo. Ela só recebia notícia por cartas e ficou muito agradecida e emocionada.

Segundo a chefe da Divisão de Assistência Social e Atenção à Família, Cláudia Costa, as equipes técnicas das unidade penitenciárias do estado não têm medido esforços para criar a aproximação entre mães e filhos. “Isso é feito com o intuito de preservação dos vínculos afetivos entre esses familiares, pois entendemos que é um dos pilares da ressocialização”, afirmou.

A coordenadora técnica da unidade penitenciária Guimarães Lima, Vanila Pinheiro, explicou que é gratificante gerenciar a ação. “As famílias foram comunicadas pelo Serviço Social antecipadamente e hoje a sala foi tomada por muita emoção e sentimento de esperança de que dias melhores virão”, ressaltou.

- Publicidade -
Copiar