Rio Branco, Acre, 25 de janeiro de 2021

Inauguração da ponte sobre o Rio Madeira deve ficar para maio de 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

As obras na ponte sobre o Rio Madeira, no Distrito do Abunã, em Porto Velho (RO), seguem em ritmo desacelerado. O mês de dezembro inicia com a mesoestrutura totalmente concluída, mas as próximas fases da obra no trecho adicional de 420 metros promete deixar a inauguração apenas para o mês de maio.

A parte de superestrutura já está bem avançada: ao longo dos 440 metros de ponte extra em construção serão utilizadas um total de 120 vigas pré-moldadas, das quais 50 delas já foram fabricadas e lançadas. As outras 70 restantes estão em processo de fabricação, ao ritmo de 3 vigas por dia. A informação foi publicada pelo site Ponta do Abunã.

Além das vigas pré-moldadas, ainda precisam ser fabricadas pouco mais de 3.200 placas pré-moldadas de concreto da pré-laje, e após isso, fazer a armação e concretagem de 6.260 metros quadrados de laje, o equivalente a 860 metros de guarda-rodas.

Além disso, será necessário asfaltar os 2,9 quilêmetros de pista, sendo 1.520 metros de ponte e 1.400 metros do acesso à cabeceira na margem direita do rio – no chamado “lado de Rondônia”. A previsão de inauguração era para a segunda quinzena de dezembro de 2020, mas o prazo não conseguirá ser cumprido.

Considerando toda complexidade de execução e os imprevistos climáticos do inverno amazônico, a previsão mais otimista é de que a obra esteja concluída e pronta para inauguração em meados de maio de 2021, quando o presidente Jair Bolsonaro deverá visitar Rondônia para entregar a ponte iniciada pela ex-presidente Dilma Rousseff.

PONTE 02

Por João Renato Jácome, do Notícias da Hora.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Rodrigues Alves 60 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.