Rio Branco, Acre, 5 de março de 2021

Núcleo do Procon em Cruzeiro do Sul inicia operações de fiscalização

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Nesta semana, a equipe de agentes fiscais do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), residentes na cidade de Cruzeiro do Sul, efetivaram sua primeira operação técnica na área comercial do município.

Com o apoio da coordenação fiscalizatória da autarquia, oriundas da capital, os novos agentes colocaram em prática todos os conhecimentos adquiridos nas capacitações que ocorreram durante o ano, como as leis contidas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), métodos de atendimento ao público, protocolos para fiscalizações e demais funções administrativas.

“Iniciamos as nossas ações, visitando os lojistas da cidade, prestando orientações sobre os direitos dos consumidores, as regras de exposição de produtos e serviços, entre outras informações pontuais. Ou seja, neste primeiro momento, foi uma operação de cunho educativo, para termos um contato direto, tanto com os fornecedores, como também com os consumidores”, relata a agente fiscal, Elissandra Rocha.

Os trabalhos de fiscalização regulam o cumprimento das legislações consumeristas juntos aos fornecedores, com objetivo de proteger e defender os consumidores, além de manter o princípio da boa-fé, por meio de uma política de harmonização nas relações de consumo.

Trabalhos de fiscalização regulam o cumprimento das legislações consumeristas juntos aos fornecedores Foto: Cedida.

“No atendimento das denúncias de consumidores que foram lesados, os agentes fiscais deslocam-se para a verificação in loco da irregularidade denunciada. Conforme o caso, será lavrado o auto de constatação,  o auto de apreensão ou o auto de infração, aplicando-se as punições prevista no CDC, que podem ser multa, apreensão ou inutilização do produto, e a suspensão de fornecimento de serviços”, explica o chefe de fiscalização do Procon/AC, Rommel Queiroz.

Termo de cooperação

Na oportunidade, especificamente na última quarta-feira, 16, foi assinado um termo de cooperação entre o governo do Estado e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, para a atuação do Procon no município, que funcionará no prédio da Central de Atendimentos (OCA).

Esta semana foi assinado o termo de cooperação entre o governo do Estado e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, para a atuação do Procon no município, que funcionará no prédio da OCA Foto: Cedida.

“Por meio dessa parceria com a prefeitura, e o empenho do nosso governador Gladson Cameli, foi instituído o primeiro núcleo regional do Procon. E com a inauguração da OCA, poderemos atender a população, tirar dúvidas, registrar reclamações, além de possibilitar ao cidadão que tiver seus direitos violados ou for vítima de publicidade enganosa, o acesso a nós para resolver essas situações perante ao fornecedor”, destaca a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.