Rio Branco, Acre, 24 de fevereiro de 2021

O DEBATE CRUZEIRO: Concursados em Cruzeiro do Sul seguem aguardando solução entre TCE e prefeitura para convocação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Richard Silva.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A “briga” é antiga: de um lado os candidatos aprovados que buscam seus direitos para serem convocados; do outro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que ora aprova, ora barra a nomeação dos concursados – que, por sinal, já acontece há algum tempo. Sem contar com as inúmeras tentativas do ex-prefeito Ilderlei Cordeiro; que antes de deixar a prefeitura, tentou por inúmeras vezes a nomeação dos aprovados.

Recentemente, o atual prefeito, Clodoaldo Rodrigues, chegou a definir uma data para a nomeação dos concursados; mas, voltou atrás na última terça-feira, após seguir recomendações do TCE.

O “embrolho” já dura quase 1 ano: as provas objetivas foram aplicadas para mais de 16 mil candidatos no dia 1º de dezembro de 2019; a prefeitura chegou a anular as provas de 464 candidatos que concorriam ao cargo de gestor público, após constatar irregularidades na aplicação; uma nova prova foi aplicada no dia 15 de dezembro de 2019.

Em 11 de fevereiro de 2020 ocorreu a convocação dos candidatos. Mais de quinhentas contratações são aguardadas há mais de doze meses.

QUEM PAGA A CONTA?

Enquanto isso, os cidadãos que cumpriram regularmente com os trâmites do processo para terem o direito a fazerem as provas e que foram aprovados, ainda aguardam, com ansiedade e incerteza, as contratações.

São pais e mães de famílias que precisam trabalhar para sustentarem suas casas. Muitos estão desempregados há algum tempo.

É PRECISO BOM SENSO!

Por favor, Tribunal de Contas do Estado e Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, pelo bem de todos, entendam-se!

MÃO NA MASSA!

Poucos dias depois de ser eleito prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima já arregaçou as mangas e foi trabalhar. Nesta semana, o prefeito já esteve em Rio Branco, onde se encontrou com o governador Gladson Cameli para firmar parcerias entre governo e prefeitura.

Após a agenda com o governador, Zequinha partiu para Brasília; momento em que se reuniu com a senadora Mailza Gomes (PP) e o presidente do Partido Progressistas, Ciro Nogueira. Na reunião, o prefeito recebeu a garantia de atenção diferenciada por parte do partido.

No Acre, o PP elegeu três prefeitos nas eleições de 2020.

DEFININDO DETALHES!

Quando retornar para Cruzeiro do Sul, o prefeito eleito deverá definir os últimos detalhes referentes a sua gestão, como as indicações de cargos de seu secretariado, por exemplo.

Conhecendo a vida pública de Zequinha Lima e seu vice, Henrique Afonso, não podemos esperar nada mais do que um quadro de secretários competentes para exercer suas respectivas pastas.

TRABALHO NÃO PARA!

Agora, deixo um espaço para destacar o trabalho realizado pelo vereador Franciney Freitas (PP). Recentemente reeleito, o vereador segue seu trabalho como parlamentar com compromissos diários, apesar de já estarmos nos últimos dias de dezembro. O último foi a realização de visitas às famílias ribeirinhas do rio Juruá. Na oportunidade, o prefeito Clodoaldo Rodrigues acompanhou o vereador.

ELEIÇÕES 2022

Chega a ser hilário falar de eleições 2022; mas, assim como em outros municípios, Cruzeiro do Sul – segundo maior colégio eleitoral do Acre, já tem articulações políticas interessadas no próximo pleito.

Para governo, Gladson Cameli já deixou bem claro que deve disputar a reeleição. Outro concorrente deve ser o senador Sérgio Petecão (PSD), que já deixou claro a vontade de “não deixar o cavalo selado passar”.

Cameli tem o poder, enquanto Petecão conta com o apoiou de Bocalom (PP), eleito prefeito no maior colégio eleitoral do Acre – a capital Rio Branco.

Será uma disputa e tanto!

NO JURUÁ

Na região do Juruá, mais precisamente em Cruzeiro do Sul, o deputado Nicolau Júnior (PP) derrotou o “Leão do Juruá”, Vagner Sales (MDB), e deve ser um dos principais articuladores políticos da região. Assim como, é claro, disputará a reeleição para a Assembleia Legislativa do Acre.

Que iniciem as articulações políticas para 2022…

Bom dia à todos! 

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.