23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

O DEBATE CRUZEIRO: Concursados em Cruzeiro do Sul seguem aguardando solução entre TCE e prefeitura para convocação

Por

- Publicidade -

A “briga” é antiga: de um lado os candidatos aprovados que buscam seus direitos para serem convocados; do outro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que ora aprova, ora barra a nomeação dos concursados – que, por sinal, já acontece há algum tempo. Sem contar com as inúmeras tentativas do ex-prefeito Ilderlei Cordeiro; que antes de deixar a prefeitura, tentou por inúmeras vezes a nomeação dos aprovados.

Recentemente, o atual prefeito, Clodoaldo Rodrigues, chegou a definir uma data para a nomeação dos concursados; mas, voltou atrás na última terça-feira, após seguir recomendações do TCE.

O “embrolho” já dura quase 1 ano: as provas objetivas foram aplicadas para mais de 16 mil candidatos no dia 1º de dezembro de 2019; a prefeitura chegou a anular as provas de 464 candidatos que concorriam ao cargo de gestor público, após constatar irregularidades na aplicação; uma nova prova foi aplicada no dia 15 de dezembro de 2019.

Em 11 de fevereiro de 2020 ocorreu a convocação dos candidatos. Mais de quinhentas contratações são aguardadas há mais de doze meses.

QUEM PAGA A CONTA?

Enquanto isso, os cidadãos que cumpriram regularmente com os trâmites do processo para terem o direito a fazerem as provas e que foram aprovados, ainda aguardam, com ansiedade e incerteza, as contratações.

São pais e mães de famílias que precisam trabalhar para sustentarem suas casas. Muitos estão desempregados há algum tempo.

É PRECISO BOM SENSO!

Por favor, Tribunal de Contas do Estado e Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, pelo bem de todos, entendam-se!

MÃO NA MASSA!

Poucos dias depois de ser eleito prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima já arregaçou as mangas e foi trabalhar. Nesta semana, o prefeito já esteve em Rio Branco, onde se encontrou com o governador Gladson Cameli para firmar parcerias entre governo e prefeitura.

Após a agenda com o governador, Zequinha partiu para Brasília; momento em que se reuniu com a senadora Mailza Gomes (PP) e o presidente do Partido Progressistas, Ciro Nogueira. Na reunião, o prefeito recebeu a garantia de atenção diferenciada por parte do partido.

No Acre, o PP elegeu três prefeitos nas eleições de 2020.

DEFININDO DETALHES!

Quando retornar para Cruzeiro do Sul, o prefeito eleito deverá definir os últimos detalhes referentes a sua gestão, como as indicações de cargos de seu secretariado, por exemplo.

Conhecendo a vida pública de Zequinha Lima e seu vice, Henrique Afonso, não podemos esperar nada mais do que um quadro de secretários competentes para exercer suas respectivas pastas.

TRABALHO NÃO PARA!

Agora, deixo um espaço para destacar o trabalho realizado pelo vereador Franciney Freitas (PP). Recentemente reeleito, o vereador segue seu trabalho como parlamentar com compromissos diários, apesar de já estarmos nos últimos dias de dezembro. O último foi a realização de visitas às famílias ribeirinhas do rio Juruá. Na oportunidade, o prefeito Clodoaldo Rodrigues acompanhou o vereador.

ELEIÇÕES 2022

Chega a ser hilário falar de eleições 2022; mas, assim como em outros municípios, Cruzeiro do Sul – segundo maior colégio eleitoral do Acre, já tem articulações políticas interessadas no próximo pleito.

Para governo, Gladson Cameli já deixou bem claro que deve disputar a reeleição. Outro concorrente deve ser o senador Sérgio Petecão (PSD), que já deixou claro a vontade de “não deixar o cavalo selado passar”.

Cameli tem o poder, enquanto Petecão conta com o apoiou de Bocalom (PP), eleito prefeito no maior colégio eleitoral do Acre – a capital Rio Branco.

Será uma disputa e tanto!

NO JURUÁ

Na região do Juruá, mais precisamente em Cruzeiro do Sul, o deputado Nicolau Júnior (PP) derrotou o “Leão do Juruá”, Vagner Sales (MDB), e deve ser um dos principais articuladores políticos da região. Assim como, é claro, disputará a reeleição para a Assembleia Legislativa do Acre.

Que iniciem as articulações políticas para 2022…

Bom dia à todos! 

- Publicidade -
Copiar