27.3 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Ônibus cai de viaduto e deixa 14 mortos em MG; veículo não tinha autorização para levar passageiros

Por

- Publicidade -

Um ônibus caiu de um viaduto conhecido como “Ponte Torta”, no km 350 da BR-381 em João Monlevade, perto da entrada para Dom Silvério, em Minas Gerais. O acidente aconteceu por volta de 13h30 desta sexta-feira (4).

Às 16h20, os bombeiros informaram que houve 14 mortes – 11 no local e três óbitos constatados durante o deslocamento para o hospital.

As vítimas foram socorridas e levadas para o Hospital Margarida, em João Monlevade. Segundo os bombeiros, até as 16h40, 26 pessoas feridas foram resgatadas, sendo três em estado grave.

Resumo

  • Ônibus caiu de viaduto na BR-381 em João Monlevade.
  • Acidente aconteceu por volta de 13h30 e envolveu um caminhão.
  • Queda foi de altura de aproximadamente 15 metros.
  • 14 pessoas morreram e 26 ficaram feridas, segundo informações por volta de 16h20.
  • Moradores da região que viram acidente disseram que veículo deu ré antes de cair.
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF) diz que suspeita é de que o ônibus tenha perdido o freio.
  • Ônibus tem placa de Alagoas.
  • Segundo ANTT, ele não tinha autorização para transportar passageiros.
  • Ônibus já tinha sido autuado três vezes por transporte irregular.

Os feridos em estado grave – um adulto e duas crianças – precisaram ser encaminhados de helicóptero para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o estado de saúde deles é bastante grave. Todos estão entubados.

MAPA: Local do acidente com ônibus em João Monlevade (MG) — Foto: Elcio Horiuchi/G1

Segundo os bombeiros, o ônibus, que, a princípio, seria de turismo, caiu de uma altura aproximada de 15 metros.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirmou que o ônibus tem placa de Alagoas, mas que ainda não se sabe a origem e destino da viagem. A polícia também informou que a suspeita é de o ônibus tenha perdido o freio.

Do alto do viaduto pessoas olham para o ônibus que caiu de uma altura de 15 metros perto de uma linha férrea.  — Foto: Redes sociais

Placa de ônibus que caiu em João Monlevade é do Alagoas. — Foto: PRF / Divulgação

Às 17h30, a PRF contou que já tinha ouvido três passageiros e eles disseram que ouviram o motorista do veículo gritando que o ônibus havia perdido o freio. Segundo esses passageiros, o ônibus voltou, o motorista conseguiu abrir a porta, e quatro pessoas pularam. Em seguida, o veículo bateu na mureta de proteção do viaduto, caiu e tombou na linha férrea.

A pista teve que ser parcialmente fechada, em razão de veículos parados e pessoas que estão no local.

Por volta de 17h40, o ônibus começou a ser retirado da linha do trem. O Inspetor Brant, da PRF, informou que os socorristas ainda estão vendo se há pessoas embaixo do veículo e tentando encontrar documentos das vítimas. Uma contenção vai ser feita na mureta do viaduto.

A Polícia Civil informou, por volta de 16h40, que a perícia esteve no local para fazer os primeiros levantamentos. Os corpos serão encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) André Roquete, em Belo Horizonte, e para o Posto Médico Legal da cidade de João Monlevade. A causa do acidente será investigada.

O G1 apurou que esse mesmo ônibus, da Localima Turismo, já havia sido autuado três vezes, em 2019, por transporte irregular de passageiros. Além disso, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o veículo não tinha autorização. “A empresa está cadastrada na ANTT e tem um Termo de Autorização para prestação de serviço regular concedido pela Justiça, por liminar. No entanto, o veículo em questão não estava habilitado para prestar o serviço de transporte de passageiros”, disse o órgão.

Fonte: G1.

- Publicidade -
Copiar