23.8 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

PL de Jarude que propõe o controle de natalidade de cães e gatos é aprovado por unanimidade

Por

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, nesta terça-feira, 15, o projeto de lei do vereador Emerson Jarude (MDB) que institui uma política municipal para controle de natalidade de cães e gatos. O PL foi aprovado por unanimidade e segue para a sanção da Prefeitura.

A principal ideia do projeto é priorizar a castração gratuita de cães e gatos que vivem nas ruas, e assim diminuir o número de animais abandonados. Segundo o último levantamento do Departamento de Zoonoses, atualmente existem 10 mil animais nas ruas da capital.

Hoje, apenas o Departamento de Zoonoses oferece serviços de vacinação contra raiva, controle de roedores e algumas castrações em parceria com as Organizações não Governamentais (ONGs). Porém, existe uma longa fila de espera para atender a comunidade.

Jarude acompanha de perto o trabalho realizado pelas ONGs de proteção animal e conhece a realidade dos animais abandonados, e o esforço dos ativistas da causa que realizam o trabalho voluntário apenas com doações.

“Projeto é um marco para iniciar as políticas públicas voltadas para a causa animal. Além disso, também é uma questão de saúde pública. A partir de agora, vamos conversar com o prefeito eleito para darmos início ao projeto”, acrescentou o vereador.

Assessoria

- Publicidade -
Copiar