Rio Branco, Acre, 5 de março de 2021

Seminário de Fortalecimento da Rede dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizado em Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Por Redação Juruá Em Tempo.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Acre (Fedca/AC) realizou nesta quarta-feira, 16, o Seminário de Fortalecimento da Rede dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Cruzeiro do Sul.

O fórum visa fortalecer as políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Além disso, pretende mobilizar e coordenar o processo de eleição de conselheiros e inserir crianças e adolescentes no processo de compreensão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tornando-os multiplicadores, e possibilitando a participação da sociedade civil nas discussões e deliberação sobre políticas públicas para a criança e adolescente.

O seminário tem a parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/AC).

“O governo do Estado tem firmado compromisso com a política de atendimento à criança e ao adolescente, apoiando no fortalecimento dos conselhos, nas ações de capacitação e implantação do Sipia, sistema que possibilita a geração de dados e estatísticas, e integrando o Cedca nas discursões orçamentárias do Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente”, destacou a titular da SEASDHM, Ana Paula Lima. A secretária disse ainda que o governador Gladson Cameli já garantiu orçamento em 2021 para a execução do Plano Decenal, que norteia os projetos e ações integradas de todas as políticas destinadas à criança e ao adolescente.

“Em 12 anos que estou no conselho, é a primeira vez que é destinado orçamento para as políticas públicas de crianças e adolescentes. Nós temos muito trabalho a fazer, no estado e nos municípios”, complementou a presidente do Cedca/AC, Sarah Farhat.

O Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, abordado durante o seminário, articula as instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos estratégicos de atuação na promoção, defesa e controle para a devida efetivação dos direitos da criança e do adolescente nos níveis federal, estadual, distrital e municipal.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.