Ícone do site O Juruá Em Tempo

Senado argentino tem proposta para homenagem a Maradona em selos postais e na nota de mil pesos

EXTRA – Segundo o jornal argentino “Clarín”, a senadora Norma Durango propôs, esta semana, uma nova homenagem a Maradona, cerca de duas semanas após sua morte. A parlamentar da “Frente de Todos” sugeriu ao Senado do país que 50% das notas de mil pesos argentinos (cerca de 62 reais) ou superiores impressas em 2021 tenham a imagem de Diego.

A proposta é de que a imagem seja do craque comemorando o segundo gol sobre a Inglaterra, nas quartas de final da Copa de 1986, vencida pela Albiceleste. O tento de Maradona, que driblou metade do time inglês, é considerado um dos mais bonitos da história das copas.

Além das notas, a ideia é que também haja o lançamento de uma coleção de selos postais em homenagem ao ídolo. Vários senadores declararam apoio ao projeto, que teve origem nas redes sociais e chegou a virar um abaixo-assinado. Os torcedores argumentavam que, além da homenagem, a nota poderia gerar entrada de recursos no país, uma vez que fãs de Maradona poderiam pagar em dólares por um exemplar.

A ideia inicial era de que fosse lançada uma nota de 10 mil pesos (620 reais), em homenagem à camisa 10 de Diego, mas o governo tem evitado lançar notas de maior valor por conta da inflação. Atualmente, a nota de mil pesos é ilustrada pela ave joão-de-barro.

Sair da versão mobile