29.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Setor de serviços registra queda de 1,7% no Acre no mês de outubro, diz IBGE

Por

- Publicidade -

setor de serviços no Acre caiu 1,7% no mês de outubro em comparação com o mês anterior. A informação foi divulgada nessa sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). A queda ocorreu depois do estado ter registrado duas taxas positivas: 6,4% em agosto e 0,6% em setembro.

Os números sofrem variações que são consideradas pelo IBGE até dois meses após a divulgação da pesquisa. Assim, a alta de 1% registrada em setembro, por exemplo, foi revisada e agora o Instituto contabiliza um saldo positivo de 0,6%. A mesma coisa aconteceu com o mês de agosto, que antes tinha apresentado alta de 6,2% e passou para 6,4%, após revisão.

A variação se deu porque muitas empresas ainda estavam fechadas e os valores informados eram diferentes.

setor de serviços é o de maior participação no produto e no emprego no Brasil e envolve diferentes ramos como comércio, serviços prestados, alimentação, instituições financeiras, transportes, entre outros.

Na comparação com o mesmo mês de 2019, o recuo do setor no Acre foi de 11,2%. No acumulado em 2020, frente a igual período do ano anterior, a queda no volume de serviços foi de 9,7%. Em doze meses, o volume de serviços caiu 8,8%.

Dados nacionais

No Brasil, o setor de serviços cresceu 1,7% na passagem de setembro para outubro. Esse é o quinto resultado positivo consecutivo, acumulando ganho de 15,8% nesse período. O resultado, porém, ainda é insuficiente para compensar as perdas de 19,8% entre fevereiro e maio, geradas pela pandemia.

O volume de serviços prestados se encontra 16,6% abaixo do recorde histórico alcançado em novembro de 2014 e 6,1% inferior a fevereiro de 2020.

Já em relação a outubro do ano passado, o setor de serviços no país teve uma queda de 7,4%, a oitava taxa negativa seguida nessa base de comparação.

No ano, passou a acumular queda foi de 8,7%, com expansão em apenas 25,3% dos 166 tipos de serviços investigados.

Em 12 meses, o tombo passou de 6% em setembro para 6,8% em outubro, resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica, em dezembro de 2012.

- Publicidade -
Copiar