Rio Branco, Acre, 8 de março de 2021

Sisu será aberto em abril e vai usar nota do Enem 2020, diz MEC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Com informações G1
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Ministério da Educação (MEC) informou na sexta-feira (11) que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo usado por universidades federais e algumas estaduais, será aberto em abril de 2021 para que seja usada a nota do Enem 2020, que será realizado em janeiro do ano que vem.

O adiamento do Enem foi anunciado em julho após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia do novo coronavírus. O esclarecimento tranquiliza estudantes que tinham dúvidas se a prova seria válida para o ingresso nas universidades em 2021.

“Por meio de consulta pública, o MEC estabeleceu as datas de realização do Enem 2020 e, a partir disso, foi necessário adequar os cronogramas das seleções que utilizam a nota do Enem para o ingresso na educação superior”, diz o MEC em nota.

Apesar de alteração no Sisu, as inscrições para programas de bolsa ou financiamento em escolas particulares não foram alterados. Segundo o MEC, o início das aulas do ensino privado não foi alterado e a escolha de bolsistas precisa ser realizada antes da divulgação de resultados do Enem 2020.

Prouni e Fies

A seleção de candidatos para o Programa Universidade para Todos(Prouni) usará notas do Enem 2019, levando em conta que parte das universidades deve iniciar as aulas em fevereiro. O MEC prevê uma segunda edição do programa para quem conclui o ensino médio neste ano, usando as notas do Enem 2020.

Quem procura uma bolsa para escolas particulares pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode utilizar a melhor dentre as notas das edições do Enem desde 2010. A mesma regra valerá para a segunda edição, mas o candidato poderá usar a nota da última prova se assim quiser.

Editais

O MEC também informou quando os estudantes terão acesso aos editais de cada processo seletivo, com todas as regras dos programas. O primeiro será o Prouni, que será divulgado na próxima terça-feira (15). O Fies sai até sexta-feira (18). O Sisu será publicado após a divulgação do resultado do Enem, em março.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.