23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

A importância do respeito

Por

- Publicidade -

É muito comum na nossa sociedade atual adotarmos um lado baseado em nossas opiniões; seja na política, na religião ou em ideais. A normalidade da forma como lidamos com isso, despertou em minha mente a ideia de comentar a respeito desse assunto. Inclusive, agradeço por minha criatividade repentina; já que eu estava sem ideias para esse texto.

Primeiramente, quero demonstrar um exemplo fictício; apenas para ilustrar o que desejo dizer. Acredito que dessa forma poderá ser mais fácil entender quando eu explicar posteriormente.

Imaginemos duas pessoas que apoiam diferentes lados políticos; essas pessoas acabam apoiando completamente um determinado político, por ele ser compatível com os ideais que acreditam. Assim, acabam se fechando nas ideias desse político, indo contra qualquer ideia do lado oposto ao seu. Isso é algo que acontece bastante, eu já vi muitas vezes e acredito que vocês também já devem ter visto.

Surge um clima de inimizade com qualquer pessoa que pense de forma contrária; havendo, inclusive, situações onde ocorre violência verbal, já que o importante é manter as ideias, independentemente do ponto de visto do outro. Mesmo que o outro lado possua boas ideias, elas serão ignoradas ou até problematizadas, simplesmente por ter vindo do grupo oposto.

É comum vermos pessoas brigando umas com as outras por razões políticas, ou por qualquer outro motivo. Eu estou usando o exemplo da política por ser o mais comum. Mas o fato é que brigar com alguém por ser contra seus ideais é algo, simplesmente, ridículo. Na maioria dos casos, os dois lados saem raivosos e quase sempre sem resolver, absolutamente, nada! Isso tudo porque, de alguma forma, se tornou comum tratar como inimiga as pessoas que não estão de acordo com a nossa opinião.

Sinceramente, eu não quero influenciar ninguém ou algo do tipo. Pessoalmente não ligo para política ou qualquer outra coisa relacionada a isso, no máximo crio uma opinião a respeito de tudo e a mantenho até que algo aconteça para que eu mude de opinião.

Realmente não sei se sou a melhor pessoa para falar sobre isso; mas, como essa coluna é, principalmente, sobre coisas que eu penso, achei que seria viável escrever esse texto. Não quero que ninguém se sinta forçado a seguir pela mesma linha em que eu penso, afinal todas as pessoas tem o direito de escolher no que acreditar e como acreditar. O que eu quis fazer é apenas compartilhar o que eu acho sobre isso tudo, baseado no que observo.

Para os que leram até aqui, realmente agradeço por isso. Eu não sei se foi uma leitura útil, mas pelo menos espero que tenham gostado. Falo isso quase todas as vezes, mas realmente é porque espero que tenham uma leitura, no mínimo, interessante. Se de alguma forma consegui alcançar esse objetivo; então, para mim será o bastante.

- Publicidade -
Copiar