28 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Acidente envolvendo helicóptero do governo completa um ano e investigações não foram concluídas

Por

- Publicidade -

O acidente envolvendo um caminhão baú e o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) completa um ano nesta segunda-feira (18) e das três investigações que foram instauradas, apenas uma delas foi concluída e resultou na entrega de uma nova aeronave.

No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sejusp) informou que, ao todo, três investigações foram abertas após o acidente do dia 18 de janeiro na BR-364, e uma delas era a da seguradora e já foi concluída e, por isso, foi comprada uma nova aeronave, que chegou ao estado acreano no dia 3 de outubro de 2020.

A Sejusp disse que a aeronave é utilizada em várias ações, principalmente em resgate de pacientes, transporte do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Operações de Segurança, fiscalização ambiental e transporte de equipes de Governo. A nova aeronave, batizada de harpia 4, é do mesmo modelo do harpia 01 (AS 350B2 – esquilo).

Além disso, o Ministério Público também instaurou um inquérito para apurar as causas do acidente. o órgão informou que as investigações estão em andamento e todas as testemunhas do caso já foram ouvidas.

O MP pontuou ainda que solicitou perícia técnica, feita pela Polícia Civil e o relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). E, assim que tiver estes relatórios, saberá quem são os responsáveis pela ocorrência. O órgão ainda ressaltou que por conta da pandemia do novo coronavírus, houve um atraso no envio dos relatórios, mas, já foi reiterada a importância deles para a conclusão do inquérito e aguarda resposta. O MP não informou uma data provável para concluir a investigação.

A outra investigação é comandada pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), órgão ligado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O Cenipa informou que a investigação não tem finalidade punitiva, mas de evitar que outros acidentes semelhantes possam ocorrer, além da necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes, bem como a complexidade de cada ocorrência, o que garante a liberdade de tempo para a investigação.

“Está em andamento a investigação do acidente envolvendo a aeronave de matrícula PR-CJD, que aconteceu em 18 de janeiro de 2020, em Rio Branco. O objetivo da investigação realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram”, informou.

Relembre o caso

A hélice do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) bateu em um caminhão que seguia na BR-364, na região do Segundo Distrito de Rio Branco, no dia 18 de janeiro.

No dia do acidente, o secretário de Segurança em exercício, Ricardo Brandão, informou, na época, que a aeronave estava em atividade fazendo parte de uma operação da Secretaria de Segurança Pública, motivo pelo qual a aeronave estava parada no local e que foram seguidos os procedimentos de segurança adequados.

Na aeronave, estavam cinco pessoas, dois comandantes e três tripulantes. Dois dos tripulantes tiveram ferimentos leves, assim como o motorista do caminhão que, além do condutor, transportava mais duas pessoas. Na época, eles foram encaminhados para o Pronto-Socorro da capital acreana.

Fonte: G1 Acre.

- Publicidade -
Copiar