24.4 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Após 25 dias na UTI, vendedor que tentava pulmão artificial morre vítima de Covid-19 no AC: ‘Muita saudade’

Por

- Publicidade -

O desejo de construir a casa da família e viajar. Estes são alguns dos muitos sonhos que o vendedor Hanes Freire Silva, de 38 anos, teve bruscamente interrompidos pelos efeitos cruéis da Covid-19. Após 25 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), em Rio Branco, ele morreu por causa dos efeitos da doença no final da tarde dessa quarta-feira (20).

“O Hanes era um bom pai, um bom filho, cuidou da mãe dele a vida inteira, sempre foi dedicado à família, trabalhador, e grande amigo. Acredito que não há nenhuma pessoa que fale mal dele porque todo mundo que precisava, ele ajudava. Muito alegre e comunicativo, onde chegava era brincando”, relembra a esposa Adriana Souza ainda abalada.

Silva foi diagnosticado com Covid-19 no dia 18 de dezembro e começou o tratamento em casa, mas ao ter um agravamento foi levado ao Into na madrugada do 25. Ele apresentava um quadro grave de Covid-19 e não evoluiu no tratamento da doença e foi entubado no dia 30 de dezembro, com mais de 60% dos pulmões comprometidos.

Preocupada com a situação grave dele, a família começou uma mobilização na web e faz uma vaquinha para tentar conseguir o valor de uma UTI aérea para levá-lo para fora do estado, e fazer um tratamento com um aparelho chamado ECMO – uma espécie de pulmão mecânico – que trabalharia para que os pulmões dele possam descansar.

A família tinha esperança de conseguir levantar o dinheiro e tentar uma transferência e aumentar as possibilidades de recuperação dele. Mas, foram surpreendidos com a notícia triste que vai deixar em todos os amigos e familiares a dor da saudade.

O vendedor deixa uma filha de oito anos e a esposa. Adriana conta que em meio a tantos sonhos, ele sempre destacava a vontade de viajar.

“A gente trabalhava muito para poder construir nossa casinha e um sonho que ele tinha era de viajar, conhecer o mar. Ele sempre falava que queria levar a filha e a mulher para conhecer o mar. E a gente até estava planejando”, conta.

Adriana conta que o marido sempre tomou cuidado e infecção aconteceu quando levou o pai ao médico.

“Hanes não era homem de viver em festa. Ele não foi infectado em festa, em bar, ou qualquer aglomeração, ele foi infectado porque foi cuidar do pai dele e levou ao médico e foi nessa ida que ele se contaminou. Porque, às vezes, as pessoas julgam muito, mas ele não estava em aglomeração. A gente estava tão perto da vacina, se cuidou tanto”, lamenta.

Hanes Silva deixa esposa e filha — Foto: Arquivo

‘Saudade’

Ainda abalada com a perda e emocionada, a esposa diz que vai tentar seguir em frente, mesmo com toda saudade.

“A caminhada de uma mãe solteira nunca é fácil, mas tenho dentro do meu coração o que ele ensinou para nós que foi ter força. Muita saudade. Ele vai fazer muita falta para muita gente. E a minha caminhada vai ser essa, cuidar da minha filha, vou tentar passar para ela o exemplo de homem que ele foi e ele vai continuar existindo dentro dos nossos corações”, conclui.

Silva vai ser enterrado ás 16 horas desta quinta-feira (21), a família vai levar o corpo em uma carreata saindo do Into, até o cemitério.

Sobre a vaquinha Adriana disse que vai suspender e o valor arrecadado junto com uma rifa que estavam fazendo, vai ser feito o cálculo e as doações de quem se identificou vai ser devolvida. O outro montante, de doações anônimas, que não tem como devolver, vai ser usado nas despesas do funeral.

- Publicidade -
Copiar