23 C
Juruá
sábado, abril 27, 2024

As consequências de ser preguiçoso

Por

- Publicidade -

Finalmente estamos em 2021. Não sei dizer o quão animado as pessoas estão quanto a isso; acredito que uma boa parte desenvolveu uma espécie de “trauma” com o ano passado, fazendo com que acabemos sendo mais pessimistas quanto às expectativas para com esse ano. De qualquer forma, acredito que uma boa parte das pessoas está “pegando leve” nesse começo de ano, principalmente os mais jovens. É possível que estejam aproveitando as férias; relaxando até retornarem aos estudos; ou, simplesmente, se deixando levar pela preguiça. Nesse texto quero falar justamente sobre a preguiça e trazer uma reflexão; não é algo que precise levar como um conselho ou algo do tipo. Apenas leia, reflita e pense na forma como esse tema te atinge.

Tirei a ideia desse texto em algum momento aleatório e tão simples que os detalhes não seriam dignos de serem revelados. Assim acontece com muitas outras ideias ou pensamentos que eu tenho; geralmente, aparecem em momentos aleatórios e inoportunos, e assim desaparecem. Tão rápido quanto surgiram. Enfim, deixemos meus costumes estranhos de lado, acredito que a preguiça seja um dos principais responsáveis por fechar portas para as pessoas. Afinal, não fazer nada é a saída mais rápida para quase todos os problemas; mas assim como nada foi feito, nada foi gerado em troca.

Recusar possibilidades, na maioria das vezes, não gera resultados, nem perdas; e por isso, parece ser, para muitos, a opção mais segura a ser tomada. Contudo, a partir do momento em que deixamos nos acostumar a nunca fazer nada quando surge um problema; uma hora, acabamos sentindo as consequências dessa atitude.

Por exemplo: um jovem que não se dedica aos estudos e prefere passar sua vida vivendo como acha mais fácil, poderá se tornar um adulto incapaz no futuro. Isso porque há um tempo atrás teve a chance de se preparar, mas escolheu não fazer nada. Em um momento de maior reflexão sobre as consequências de suas escolhas, nem o maior dos arrependimentos será capaz de devolver as possibilidades que essa pessoa perdeu, e talvez essa pessoa viva o restante da sua vida sentindo as consequências de sua preguiça.

Sinceramente, escrever sobre esse tipo de coisa não faz em nada o meu estilo. Acho que prefiro mesmo escrever textos com mensagens mais alegres e positivas; mas minha mente, vez ou outra acaba pensando em coisas como as que você está lendo.

Ter você como meu leitor me fez sentir um estranho senso de responsabilidade pelo o que escrevo, e sei que o que eu disse aqui não é algo que muitos tenham parado para pensar. Sendo assim, resolvi vir aqui e te dar a chance de refletir sobre isso.

Pense no que quer fazer, e em como poderia alcançar isso; e, assim, se prepare para o seu objetivo. Deixar as coisas como estão poderá trazer consequências, e talvez no futuro você não seja capaz de lidar com elas.

Espero que tenham gostado desse texto, confesso que tive sensações mistas enquanto escrevia ele e por isso não faço ideia do efeito que teve em você que leu. Sinceramente, entender as pessoas não é o meu forte; por isso, o que eu escrevo algumas vezes pode não causar a sensação que eu queria nas pessoas que a leem. De qualquer forma, como sempre, espero que tenham gostado do texto e que dele possam tirar algo de interessante.

- Publicidade -
Copiar