23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Cerca de 90 % das ligações para o CIOSP não são emergência

Por

- Publicidade -

Segundo avaliação do sargento PM Wanderlei Gadelha, subcomandante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOSP, cerca de 90% das ligações recebidas por meio do sistema, não são de fato emergências. Parte delas são caracterizadas como trote, mas a maior parte são de pessoas que apenas buscam informações de diversas naturezas; dentre elas, dicas de como ligar o Wi-Fi e outras dúvidas corriqueiras.

“Infelizmente, para nossa população, qualquer tipo de informação é mais fácil procurar no 190; ou, às vezes, é trote mesmo. Isso prejudica e muito o nosso serviço”, explica o sargento.

As ligações caracterizadas como trote são encaminhadas para a delegacia e ao MP, uma vez que são consideradas atitudes criminosas que podem, inclusive, dificultar um atendimento de emergência e custar vidas.

O subcomandante revela, ainda, que sem as aulas presenciais, caiu muito o número de trotes realizados por estudantes em horário escolar. Prática comum em anos anteriores.

O que aumentaram foram as queixas sobre aglomerações e perturbação da ordem, com som alto. “Em 2020 esse tipo de reclamação aumentou muito em relação a 2019”, disse.

O comandante também revelou que parte do sistema está inoperante. Algumas das câmeras de monitoramento do CIOSP necessitam de reparos, pois parte delas não estão funcionando.

- Publicidade -
Copiar