23.8 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Em parceria com o Estado, Ufac inicia aulas do curso de pós-graduação em Gestão do Sistema Prisional e Direitos Humanos

Por

- Publicidade -

Um grupo de 248 servidores estaduais da área de segurança pública iniciou na noite desta terça-feira, 19, o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão do Sistema Prisional e Direitos Humanos oferecido pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

A cerimônia de abertura aconteceu em formato on-line e contou com a participação de autoridades das duas instituições, servidores e também foi aberto à comunidade acadêmica.

Solenidade de abertura aconteceu em formato on-line Imagem: Divulgação

O objetivo da especialização é formar profissionais que atuam na administração penitenciária do estado do Acre, com base técnica e conhecimentos administrativos e operacionais, comprometidos com a ética profissional e a boa prestação de serviço de segurança penitenciária.

Para isso, a atuação destes profissionais deve estar fundada nos deveres da cidadania e dos direitos humanos, na perspectiva da transversalidade dos saberes em níveis conceitual, procedimental e atitudinal.

A pós-graduação terá carga horária de 465 horas, divididas em quatro módulos, num total de 14 disciplinas que vão desde a introdução ao ambiente virtual, passando pelo direito administrativo até disciplinas específicas da segurança pública voltadas ao Sistema Penitenciário.

Coordenadora da pós-graduação, Marisol Brandt abriu o evento lembrando que se passaram seis anos desde as primeiras tratativas entre as instituições Imagem: Divulgação

Ao abrir o evento, a coordenadora da pós-graduação, professora doutora Marisol Brandt, agradeceu e cumprimentou os alunos participantes que são servidores da segurança do estado. Também ressaltou a importância do momento, tendo em vista que as tratativas entre a Ufac e o Iapen se iniciaram há cerca de seis anos.

“Neste percurso, o que nos manteve firmes foi a confiança de que o sonho era possível, a despeito de todas as barreiras e dificuldades que enfrentamos. Falo no plural porque esta pós-graduação é fruto de um trabalho coletivo e de pessoas que nunca esmoreceram, ainda que em alguns momentos os desafios impostos assumissem contornos dramáticos, por vezes desalentadores, mas nada como um dia após o outro para renovar o espírito de luta”, discursou.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, enfatizou a importância de participar da solenidade, uma vez que este trabalho foi construído por diversas pessoas, em várias etapas.

Presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, agradeceu a parceria e enfatizou a importância do curso para a qualificação dos servidores Imagem: Divulgação

“Hoje me encontro em um momento especial, colhendo este trabalho que vai ser fruto para o Iapen, para os servidores e para todos os integrantes da justiça criminal e ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) que também foi contemplado por meio desta parceria tão rica que culminou neste momento sublime”, destacou o presidente.

A reitora da Ufac, professora doutora Margarida Aquino, também destacou o empenho dos envolvidos para a implementação do curso na Universidade. “Esse curso vem a somar. É mais um que nós vamos acolher, dando todo o nosso melhor através do Núcleo de Interiorização e Ensino à Distância (Niead)”, afirmou.

Aula inaugural teve como tema o Sistema Prisional, Segurança Pública e Organizações Criminosas Imagem: Divulgação

Após os discursos iniciais, o professor doutor Danilo Lovisaro proferiu uma palestra com o tema Sistema Prisional, Segurança Pública e Organizações Criminosas. Ele abordou as questões que envolvem a temática da segurança pública, voltada para os grupos de extermínio e o avanço das organizações criminosas.

- Publicidade -
Copiar