23.8 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Em Rio Branco, Rio Acre sobe mais de dois metros em 48 horas e se aproxima da cota de alerta

Por

- Publicidade -

O nível do Rio Acre continua subindo em Rio Branco e está a pouco mais de dois metros da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Segundo dados da Defesa Civil, o manancial marcou 11,28 metros na medição das 12h desta segunda-feira (18), após o registro de 21 milímetros de chuva.

Nas últimas 48 horas, o rio subiu quase 2,5 metros na capital acreana. Ainda de acordo com os dados, no sábado (16), o manancial estava com 8,75 metros. Já na medição de domingo (17), o nível estava em 10,13 metros, ou seja, em 24h, o rio subiu mais de um metro.

“Estamos com a medição de 3 em 3 horas, já que o rio passou dos 10 metros. Às 6h desta segunda, o rio estava com 11,14 metros e ao meio dia foi para 11,28 metros. A boa notícia é que ele vinha subindo em torno de 5 a 6 centímetros por hora e agora caiu para 2 centímetros por hora, então, está perdendo força. Essa cota se aproxima tanto da cota de alerta, quanto da cota estabelecida pela Defesa Civil Municipal para início de construção de boxes no abrigo”, afirmou o major Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal.

Com relação às chuvas, o mês de janeiro já acumula 154 milímetros nos primeiros 18 dias do ano, sendo que o esperado para todo o mês é de 288 milímetros. Segundo Falcão, a previsão é de mais chuvas para os próximos dias e o nível do rio ainda deve continuar subindo.

Abrigo

O Parque de Exposições Wildy Viana está preparado, segundo a Defesa Civil, e, assim que o rio ultrapassar os 11,50 metros, a estrutura para receber as famílias que venham a ficar desabrigadas começa a ser montada.

O local começou a ser limpo no último dia 3 de janeiro. No dia 2, o Rio Acre chegou a marcar 11,40 metros em Rio Branco.

“Normalmente, os boxes começam a ser construídos quando o rio chega em 12 metros, mas estamos trabalhando agora com a cota de 11,50. Vamos observar agora a medição das 15h. Se, por um acaso, ele continuar subindo, nós já vamos acionar o gabinete de gerenciamento de crise e iniciaremos as ações para começar a encostar o material no Parque de Exposições”, explicou Falcão.

O planejamento é de que pelo menos 100 boxes sejam construídos no local. De acordo com Falcão, os alojamentos serão maiores e vão contar com divisórias para dar mais privacidade às famílias. Além disso, deve ser respeitado o distanciamento entre um boxe e outro, devido a pandemia de Covid-19.

- Publicidade -
Copiar