27 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

EXAME/IDEIA: 57% não aceitariam pagar pela vacina em clínicas particulares

Por

- Publicidade -

Se uma vacina contra a covid-19 já estivesse disponível em clínicas particulares, a maioria dos brasileiros iria preferir esperar o início da campanha nacional de imunização contra a doença, na qual serão distribuídas gratuitamente as doses pelo governo.

Dados inéditos da última pesquisa EXAME/IDEIA, projeto que une EXAME Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública, mostram que 57% da população não aceitaria pagar pela vacina em clínicas particulares.

“A expectativa das pessoas é de uma vacina gratuita e amplamente distribuída”,  diz Maurício Moura, fundador do IDEIA. “Nas faixas de renda mais baixas da população, a rejeição é maior e os dados mostram que 64% não aceitam pagar. Porém, mesmo pessoas das classes A e B, em sua maioria, também não concordam em pagar pela vacina.”

A pesquisa também aponta que, para 67% dos brasileiros, a vacinação contra a covid-19 no Brasil está atrasada. A insatisfação com o ritmo da vacinação, porém, não afetou a aprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro, que voltou a subir neste mês. Hoje, 37% dos brasileiros afirmam estar satisfeitos com a gestão federal, diante de 35% no mês passado. ‘

- Publicidade -
Copiar